Xarope de beterraba, para acabar com a tosse, expectoração e bronquite.

Xarope de beterraba é muito eficaz no tratamento da anemia, da tosse e da pneumonia. Veja de que forma ele atua no organismo para tratar estes problemas e aprenda a fazer...

Xarope de beterraba é muito eficaz no tratamento da anemia, da tosse e da pneumonia. Veja de que forma ele atua no organismo para tratar estes problemas e aprenda a fazer uma receita caseira muito fácil e eficiente.

A beterraba possui um perfil nutricional impressionante.

Eles são baixos em calorias, mas ricos em vitaminas e minerais valiosos. Na verdade, eles contêm um pouco de quase todas as vitaminas e minerais que você precisa.

Aqui está uma visão geral dos nutrientes encontrados em uma porção de 100 gramas de beterraba cozida:

  • Calorias: 44
  • Proteína: 1,7 gramas
  • Gordura: 0,2 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Vitamina C: 6%
  • Folato: 20%
  • Vitamina B6: 3%
  • Magnésio: 6%
  • Potássio: 9%
  • Fósforo: 4%
  • Manganês: 16%
  • Ferro: 4%

A beterraba também contém nitratos e pigmentos inorgânicos, ambos compostos de plantas que apresentam vários benefícios para a saúde.

Xarope de beterraba, para acabar com a tosse, expectoração e bronquite.

Xarope de beterraba para anemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a anemia é o resultado de baixos níveis de hemoglobina no sangue, provocados pela deficiência de nutrientes importantes para a produção e circulação do sangue.

A anemia pode aparecer derivada da falta de proteínas, zinco, ferro ou vitamina B12. Contudo, a mais frequente (90% dos casos) é causada pela redução de ferro (anemia ferropriva).

Este é um nutriente vital e participa, sobretudo, na produção de células vermelhas do sangue e no encaminhamento do oxigênio para a todas as células do organismo.

Para tratar esta doença é necessário introduzir o ferro através de alimentos. O ferro de fonte animal é mais facilmente absorvido pelo corpo, por isso procure comer carnes vermelhas, vísceras (coração, rins e fígados), mariscos sem cozinhar, peixes e carnes de aves.

Já se procura uma receita caseira e natural para aliviar alguns sintomas da anemia, prepare um xarope de beterraba.

Xarope de beterraba para a tosse

Certamente quando estiver com tosse, o xarope de beterraba vai ajudar a aliviar porque vai deixar um anti-inflamatório natural no sangue para ser levado à região da garganta, onde a tosse está sendo provocada.

A tosse é uma reação comum que ocorre por diversos motivos, sempre que o corpo percebe que algo precisa ser expelido das vias respiratórias ou do pulmão. Portanto, não é preciso estar doente para tossir, mas caso esteja, o xarope de beterraba também vai ajudar.

Xarope de beterraba para pneumonia

O xarope de beterraba é um protetor do coração, ajuda a limpar o sangue e trata problemas respiratórios, como a pneumonia.

Essa doença é inflamatória e pode ter causa bacteriana ou viral. Como o xarope de beterraba possui efeitos anti-inflamatórios, estimula a cura dos alvéolos, que fazem a renovação do oxigênio no sangue.

A pessoa com pneumonia pode sentir mal-estar, fraqueza, febre, calafrios, dores de ouvido e garganta, tosse forte e muito catarro, além de dor no peito.

O médico precisa ser consultado para fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento correto, e então considerar quantas vezes pode tomar o xarope de beterraba para acelerar a cura.

Receita com rapadura

Receita de xarope de beterraba caseiro

Ingredientes

  • Água: ½ xícara (chá);
  • Beterraba ralada: 2 unidades;
  • Rapadura picada: 1 xícara (chá);

Modo de preparo

  • Ponha numa panela a água, a rapadura e as beterrabas;
  • Aguarde que ferva e espere quinze minutos;
  • Assim que amornar, filtre e tome uma colher de sopa três vezes ao dia.
  • Importante: Caso seja diabético, não tome este xarope.

Embora ela tenha açúcar na sua composição e seja restrita aos diabéticos, a beterraba deve ser consumida pelo menos três vezes na semana por qualquer pessoa saudável. Ela é rica em cálcio, ferro e vitaminas, sendo um dos melhores alimentos para grávidas, crianças, bebês e pessoas que sofram de doenças reumáticas.

O xarope da raiz deve ser usado com discrição, pois o açúcar pode ser muito prejudicial, especialmente para bebês e durante a gestação. Você pode beber o caldo usado para o remédio caseiro, sem açúcar. O efeito contra o catarro em si não será tão potente, mas em relação a sua imunidade é a mesma coisa.

Você também pode substituir o açúcar das receitas por mel ou agave?

Assim obtêm um xarope muito melhor para a sua saúde. As propriedades da beterraba são tantas que os médicos recomendam ingeri-la diariamente, em sucos, saladas, sopas e diversos outros pratos. A raiz ajuda a prevenir por exemplo, o cálculo renal, previne infecções, combate a anemia, ajuda na recuperação muscular, acelera a cicatrização, regula o pH do sangue e até deixa cabelos, unhas e pele mais bonitos.

Como fazer suco de beterraba?

O suco de beterraba é uma forma de ingerir esse alimento mais vezes ao dia, sem consumir a mesma quantidade de açúcar.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.