Vitamina K Contra A Osteoporose? Como Ela Ajuda A Nossa Saúde Óssea

Quando falamos em vitaminas, logo nos vêm à mente as dos complexos, A, B, C, D e E. Entretanto, uma pouco falada também é vital para a nossa alimentação do dia a dia. A vitamina K! Encontrada em alimentos de origem vegetal...

Quando falamos em vitaminas, logo nos vêm à mente as dos complexos, A, B, C, D e E. Entretanto, uma pouco falada também é vital para a nossa alimentação do dia a dia. A vitamina K! Encontrada em alimentos de origem vegetal, ela é sinônimo de força para a nossa saúde óssea, inclusive, sendo fundamental para evitar a temida osteoporose. Saiba mais sobre esse elemento!

Quais são os alimentos fontes de vitamina K?

Vitamina K Contra A Osteoporose

Espinafre:

Estudos nutricionais apontam que uma xícara de espinafre cozido fornece mais de 1000 % da sua necessidade diária de Vitamina K. Ela ajuda na prevenção da ativação excessiva de osteoclastos (células que quebram ossos), assim como promover a síntese de osteocalcina, a proteína que é essencial para manter a força e a densidade dos ossos.

Acelga:

Além da boa quantidade de vitamina K, esse vegetal também concentra magnésio e uma excelente fonte de cálcio, que ajudam a fortalecer os ossos e dentes. Uma xícara de acelga fornece cerca de 101 mg de cálcio.

Salsinha:

Junto com a vitamina K, a salsa é rica em muitas outras vitaminas (C, B 12, K e A). Esta erva mantém o seu sistema imunológico resistente, fortifica os seus ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso.

Aipo:

Um grande talo de aipo contém 18,8 mg de vitamina K. Por isso o seu consumo está relacionado prevenção de fraturas ósseas.

Brócolis:

Apenas uma xícara de brócolis picado fornece 92 mcg de vitamina K, bem mais de 100% de sua necessidade diária. O consumo de uma quantidade adequada de vitamina K por dia, melhora a saúde dos ossos, assim como a absorção de cálcio e a redução da excreção urinária de cálcio.

Kiwi:

Além da vitamina K, essa fruta também possui uma grande quantidade de potássio em sua composição. Esse elemento evita o enfraquecimento dos ossos.

Abacate:

É uma fonte de minerais, como fósforo, que junto ao cálcio e à vitamina K, ajudam na mineralização dos ossos, promovendo a formação dos dentes, por exemplo.

Uva-passa:

O seu consumo está associado à diminuição da perda óssea depois da menopausa. Além disso, a sua alta concentração do mineral boro também favorece o fortalecimento dos ossos e dos ligamentos.

Vitamina K Contra A Osteoporose

A vitamina K e sua relação com a osteoporose

Considerada silenciosa, por raramente apresentar sintomas, a osteoporose se caracteriza por ser uma doença metabólica causada pelo desequilíbrio da absorção óssea em relação à sua reabsorção. Ou seja, em linhas gerais, o problema é resultado da diminuição de massa óssea, resultando em ossos ocos, finos e de extrema fragilidade. Ela se desenvolve com mais incidência em mulheres – principalmente em fase de menopausa e climatério –, caucasianos, pessoas magras e pequenas, fumantes, indivíduos que possuem doenças graves ou que utilizam corticoides por longo tempo, além daquelas que já tiveram fraturas na idade adulta ou tem casos na família.

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