Urina Com Espuma| Descubra As Possíveis Causas

Normalmente, a urina não deve conter bolhas ou espuma. A presença de espuma na urina pode ser causada por uma variedade de condições, tais como forte micção, proteinúria, infecção do trato urinário ou fístula ...

Urina com  alguma quantidade de espuma é comum ao entrar em contato com água do vaso sanitário. Porém, se você notar que a sua urina tem se tornado mais espumosa que o habitual, isso pode ser um sinal de doença nos rins.

Portanto, o excesso de espuma costuma indicar perda excessiva de proteínas na urina, certamente é um sinal importante de lesão dos glomérulos renais.

Certamente a presença de espuma na urina pode ser causada por uma variedade de condições, tais como forte micção, proteinúria, infecção do trato urinário ou fístula enterovesical (entre a bexiga e o intestino).

Saiba mais: Dor ao urinar. É bom ficarmos atentos.

Urinar rápido pode causar espuma na urina

A espuma na urina pode ser causada por exemplo por micção rápida. Às vezes, quando se demora a ir ao banheiro, pode-se eliminar grandes quantidades de urina rapidamente e com força, o que provoca a formação de espuma.  Também uma urina concentrada, causada pelo baixo consumo de líquidos, pode levar ao aparecimento de espuma na urina.  Contudo a urina espumosa causada por forte emissão ou desidratação não é patológica. No entanto, se ao esvaziar a bexiga com menos força e beber muita água, a espuma persistir, é preciso investigar outras possibilidades.

Proteinúria

A proteinúria – presença de quantidades significativas de proteína na urina – é uma das causas mais frequentes de urina espumosa. Com isso é normal que uma pequena quantidade de proteína seja excretada na urina, mas quando a quantidade for maior, trata-se de proteinúria.

Urina Com Espuma| Descubra As Possíveis Causas

Urina com espuma

Causas de proteinúria

Diversas doenças podem provocar lesão dos glomérulos e levar à proteinuria, entre elas, podemos citar:

  • Diabetes mellitus.
  • Lúpus.
  • Doenças primárias do glomérulo.
  • Hepatite.
  • Sífilis.
  • AIDS.
  • Reação a anti-inflamatórios.
  • Câncer.
  • Eclâmpsia.
  • Obesidade.
  • Hipertensão arterial.
  • Mieloma múltiplo.
Infecções urinárias

Urina espumosa é um dos sintomas de infecção do trato urinário e, geralmente, é acompanhada por uma sensação de queimação ao urinar. Como consequência a infecção que ativa os micro-organismos faz com que apareça espuma na urina.

Fístula enterovesical

A fístula enterovesical é uma conexão anormal entre o cólon e o trato urinário. Uma urina espumosa causada por fístula enterovesical pode ser indicador de condições médicas graves, como tumores, doença de Crohn, entre outras doenças.

Presença de sêmen

A presença de sêmen na urina pode causar urina espumosa no homem. Com frequência, após a relação sexual, pequenas quantidades de esperma permanecem na uretra. Esta quantidade é geralmente insignificante e não provoca o aparecimento de espuma na urina.

Diabetes e cálculos renais

Pessoas com diabetes e pedras nos rins também podem apresentar espuma na urina.

Desidratação

Logo, quando se bebe pouca água ou se faz muito exercício seguido, pode-se ficar desidratado e, por isso, a urina fica mais concentrada e com espuma. Além disso, a urina apresenta ainda uma coloração mais escura e pode mesmo ter um cheiro mais forte.

O que fazer:

Contudo, caso desconfie que a espuma tenha surgido por desidratação, deve-se beber  cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia e beber ainda mais água quando se pratica exercício.

Diagnóstico da urina com espuma

Geralmente, o primeiro exame feito é um teste de urina para descartar a presença de excesso de proteína. Outros exames complementares podem ser necessários para se chegar a um diagnóstico preciso.

 

 

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.