Soluços Constantes: Causas E Como Acabar Com Esse Incômodo

Na maioria das vezes, os soluços são inofensivos e passam em poucos minutos ou com estímulos como prender a respiração, soprar, beber água gelada ou fazer um gargarejo, por exemplo, entretanto, o soluço constante é caracterizado por vários episódios de soluços durante o dia, durante vários dias seguidos.

Quando o soluço se torna constante é importante investigar a causa, pois pode haver alguma alteração importante a nível neurológico, comprometimento do trato gastrointestinal ou respiratório, sendo necessária a avaliação médica para determinar melhor a causa e indicar o tratamento adequado.

Soluços Constantes: Causas E Como Acabar Com Esse Incômodo

As principais causas de soluço constante incluem:
  • Consumo excessivo de bebidas com gases, como refrigerantes, e bebidas alcoólicas;
  • Consumo excessivo de alimentos que podem aumentar a produção de gases, dilatando o estômago, como repolho, brócolis, ervilha e arroz integral;
  • Doenças gastrointestinais, como esofagite, gastroenterite e refluxo, principalmente, que corresponde à volta do conteúdo do estômago para o estômago e em direção à boca, causando dor, inflamação e provocando soluços. Saiba como identificar e tratar o refluxo gastroesofágico;
  • Alterações no sistema respiratório seja por doenças como pneumonia, por exemplo, ou aumento da frequência respiratória após um exercício físico extenuante, por exemplo, diminuindo a concentração de CO2 na corrente sanguínea;
  • Alterações eletrolíticas, ou seja, alteração na concentração de cálcio, potássio e sódio no organismo;
  • Doenças neurológicas que podem alterar o controle dos músculos respiratórios, como tumor cerebral e a esclerose múltipla, por exemplo.

Além disso, o soluço constante pode surgir após procedimentos cirúrgicos na região do tórax ou abdômen, já que pode causar algum tipo de estimulação ou irritação na região do diafragma. Essas causas estão muito relacionadas à ocorrência dos soluços, no entanto ainda não se sabe o que realmente leva à ocorrência desses espasmos. Conheça outras causas do soluço.

Então o que se deve fazer:

Assim, os soluços que duram mais que 48 horas devem ser investigados, através da realização de exames como Raio-X de tórax, exames de sangue, tomografia computadorizada, ressonância magnética, broncoscopia ou endoscopia, por exemplo. Em seguida, após identificação da causa, o médico indicará o tratamento adequado, que pode incluir uso de antibióticos, protetores gástricos ou alterações na dieta, por exemplo, a depender da causa.

Conheça formas caseiras de parar o soluço são:

1. Beber água fria

Um excelente remédio caseiro para curar soluço é beber um copo de água fria ou fazer gargarejos com água. Além da água, a ingestão de gelo picado ou de pão duro também podem ser formas úteis para reduzir o soluço, porque estimulam o nervo vago.

2. Respiração

Um outro bom remédio caseiro para curar soluço é respirar dentro de um saco de papel por alguns minutos. Além disso, prender a respiração pelo máximo de tempo que conseguir, também pode, na maioria das pessoas, interromper o soluço, pois aumenta a concentração de CO2 no sangue e estimula os nervos.

Uma maneira mais eficaz e permanente de evitar os soluços é através de atividades como yoga, pilates e meditação, pois ajudam a controlar a respiração.

3. Vinagre ou açúcar

Beber uma colher de chá de vinagre ou ingerir um pouco de açúcar podem parar o soluço, pois esses dois alimentos são capazes de estimular o nervo vago.

4. Manobra de Valsava

A manobra de valsava consistem em tapar o nariz com a mão e fazer força para soltar o ar, contraindo o tórax. Essa técnica também é bastante eficaz para parar os soluços.

5. Limão

O limão é uma ótima opção para curar os soluços, pois é consegue estimular o nervo, fazendo o soluço parar. Pode-se tomar 1 colher de sopa de suco de limão, ou misturar o suco de meio limão com um pouco de água.

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.