Sintomas de Cisto no Ovário: Você Pode Ter e não Saber!

Se ficarmos atentos, o nosso corpo sempre está emitindo sinais. Quando nosso organismo está saudável, podemos perceber simplesmente pelo brilho e beleza da pele, dos cabelos e das unhas, por exemplo. E, quando algo está errado, ...

Dentre os principais sintomas de cisto no ovário, destacam-se dores abdominais ou na região pélvica, enjoos e vontade de urinar frequentemente – sinais que merecem acompanhamento médico e que são relacionados com cistos volumosos.

Se ficarmos atentos, o nosso corpo sempre está emitindo sinais. Quando nosso organismo está saudável, podemos perceber simplesmente pelo brilho e beleza da pele, dos cabelos e das unhas, por exemplo. E, quando algo está errado, recebemos outros sinais, que é o que chamamos de “sintomas”.

Saber reconhecer os sintomas é muito importante porque nos leva a tratar o problema, aumentando as chances de cura.

O cisto de ovário é uma alteração benigna, que pode aparecer em mulheres jovens e idosas, e que não tem relação com câncer na imensa maioria dos casos. O cisto ovariano é uma lesão que, quando pequeno, não costuma provocar sintomas e pode desaparecer espontaneamente com o tempo.

Abaixo apresentaremos alguns sintomas de cisto no ovário. E, como a maioria das doenças, ele “avisa” quando chega, veja os mais comuns avisos nesses casos:

cisto no ovário

  • Inchaço abdominal;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Dor pélvica antes e depois do ciclo menstrual;
  • Intestino doloroso;
  • Dor na parte inferior das costas ou coxas;
  • Vômitos e náuseas;
  • Seios hipersensíveis.
Tipos de cisto no ovário

São vários os tipos cistos ovarianos, mas o mais comum entre eles é o chamado cisto funcional, que se apresenta em duas formas diferentes: os foliculares e os lúteos. Veja agora as características de cada um deles.

Cisto folicular – Mensalmente, durante o ciclo menstrual, se desenvolve um folículo no ovário, dando origem ao óvulo, liberando-o em seguida (ovulação). Nos casos em que o folículo não consegue se abrir e liberar o óvulo, o líquido fica retido dentro dele, dando origem a um cisto.

Cisto lúteo – Se diferencia do anterior pelo fato de surgir após a liberação do óvulo, contendo assim uma pequena quantidade de sangue.

Além desses é preciso destacar ainda a existência de outros tipos de cistos que são menos comuns, mas que ainda sim merecem atenção: os cistos dermoide (formados a partir de células que também dão origem à pele) e o cistadenoma (se desenvolvem a partir do tecido que reveste os ovários). Outro tipo é o cisto endometrioma, que resulta da endometriose.

Como identificar esses sintomas?

A maioria desses sintomas pode ser confundido facilmente com o ciclo menstrual ou até mesmo a gravidez. No entanto, observe os sintomas abaixo e, se algum deles se repetir várias vezes, procure um médico urgentemente.

  • Dor aguda na pelve;
  • Temperatura alta;
  • Respiração rápida;
  • Desmaios e tonturas.

Confirmado o cisto no ovário, não se desespere há tratamento muito eficazes.

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.