Secreção na mama é normal? Conheça as Causas.

Ao contrário do que algumas mulheres pensam, secreções nos seios são, muitas vezes, normais. Elas acontecem porque os mamilos são órgãos preparados para dar vazão a secreções, seja de ordem natural, como a “limpeza” que o corpo normalmente faz para retirar células mortas; sejam, ainda, secreções ocasionais, como no caso de mulheres que estão grávidas ou dando de mamar.

Secreção na mama é normal? Conheça as Causas.

Secreção Mamária

Mas, ainda que a maioria das secreções sejam consideradas normais pelos médicos, eles alertam que é preciso ficar atenta às cores de cada fluxo. Isso porque apenas as secreções amareladas, amarronzadas e esverdeadas não têm relação com o câncer de mama.

Esses episódios de corrimento nos seios geralmente acontecem de forma descontinuada e se devem ao fato de o ducto mamário ficar cheio para só então secretar o material para fora do corpo. Outro episódio só acontecerá, portanto, quando o ducto encher novamente.

Tipos de secreção:

Secreção na mama é normal? Conheça as Causas.

Secreção Mamária

As secreções com aspecto leitoso, por sua vez, podem ser sinal de excesso de um hormônio específico: a prolactina, secretada pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro. Essa disfunção hormonal pode ser causada por um tumor, geralmente benigno, na região. O tratamento nesses casos é feito com medicamentos que vão inibir a produção do hormônio.

As secreções transparentes (tal como água cristalina) exigem atenção. Elas geralmente saem de um único seio e podem ser sinal de uma doença mais séria, como o câncer. E, nos casos das mulheres que desconfiam do mal cheiro das secreções, a dica dos especialistas é realizar uma higiene mais rigorosa do local, pois o acúmulo de secreções, mesmo as benignas, pode gerar cheiro forte na área do colo.

Apesar de nem todos os casos serem necessariamente anormais, é importante que todas as mulheres que notem secreções nos seios busquem atenção médica para avaliação.

A dor mamária deve ser investigada, principalmente quando for de moderada a forte, constante, incomodar a mulher no dia a dia e piorar conforme a respiração ou movimentação dos braços. Essas situações muitas vezes devem ser tratadas.

Atenção!! Acesse para saber mais sobre as causa de  Dores na Mama

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.