Saladas Incríveis | Aprenda A Combinar As Frutas E As Verduras

Saladas são opções mais saudáveis e coloridas para compor nossa alimentação e podem ser servidas como prato de entrada ou principal mais leve no dia a dia.

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Certamente, quanto mais variedade nos ingredientes, mais colorida e apetitosa ela fica. Porém, muitas pessoas costumam usar apenas as verduras e os legumes em seu preparo, esquecendo que outros alimentos, como as frutas, elas por exemplo podem dar mais sabor e deixar o prato muito mais nutritivo.

Você pode fazer uma salada apenas de folhas ou se quiser caprichar, fazer uma base com as folhas e mesclar com outros ingredientes, como por exemplo:

Saladas Incríveis | Aprenda A Combinar As Frutas E As Verduras

Aprenda a combinar legumes, verduras e frutas nas saladas:

Assim, as verduras e legumes de cores fortes, por exemplo, são ricos em ferro. Juntamente o brócolis e beterraba combinam com abacaxi, rico em vitamina C, nutriente que ajuda na absorção deste ferro.

Do mesmo modo o melão e a maçã, que contêm grande quantidade de vitaminas do complexo B, ajudam na absorção do fósforo e do magnésio, encontrado no repolho, abobrinha e chicória.

Nada de amargo!

Então, para quem não gosta do sabor amargo da chicória, um jeito de comê-la sem fazer cara de quem não gostou é misturar uvas passas nessa opção de salada.

Para as combinações que levam batata, a dica é não descascar as frutas,  já que as cascas ajudam a diminuir a absorção do carboidrato pelo organismo.

Algumas sugestões de combinações perfeitas para a salada!
  • Manga com alface, pepino e kani.
  •  Damasco ou uva passa com qualquer tipo de folha, pode ser até um mix delas.
  • Aipo com morangos ou maçã verde com iogurte.
  • Kiwi com alface de todos os tipos e rúcula.
  • Uva passa ou fresca com repolho e iogurte.
Dicas para as saladas saírem perfeitas na apresentação e no sabor:

Para a maçã não escurecer, deixe-a de molho em uma mistura de água e limão

Misture manga ou maracujá ao azeite ou ao iogurte para temperar a salada

Verduras e frutas são as melhores opções para quem quer emagrecer. Aprenda a fazer uma salada com estes ingredientes!

Ingredientes

Salada

  •  alface
  •  agrião
  •  rúcula
  • acelga
  • uvas sem caroço
  •  morangos
  •  mamão papaia picado
  • abacaxi picado ( todos a gosto pessoal)

Para salpicar

  • 2 colheres de sopa de nozes picada
  • Hortelã picada

Molho

  • ¼ xícara de chá de suco de abacaxi
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • ½ colher de café de sal

Modo de preparo

Arrume as folhas em uma saladeira e distribua as frutas por cima. Para o molho, misture todos os ingredientes. Na hora de servir, regue a salada com o molho e salpique com a hortelã e as nozes.

Receitas de Molhos para Saladas:

*** Observação: os molhos abaixo estão em pequenas quantidades, aumente proporcionalmente os ingredientes de acordo com sua necessidade. Pimenta do reino pode ser adicionada em todos os molhos abaixo.

Molho básico: 2 colheres (sopa) de azeite + 2 colheres (sopa) de suco de limão ou vinagre + 2 colheres (sopa) de água + 1 pitada de sal

Com Maracujá: 2 colheres (sopa) de suco concentrado de maracujá + 2 colheres (sopa) de azeite + 1 colher (sopa) de água + 1 colher (café) de mel + 1 pitada de sal

Mostarda e Mel: 2 colheres (sopa) de mostarda comum + 1 colher (sopa) de mel + 1 colher (sopa) de água + 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico + 1 pitada de sal

Simples de Alho: 2 colheres (sopa) de azeite + 2 colheres (sopa) de suco de limão ou vinagre + 2 colheres (sopa) de água + 1 colher (sopa) de alho frito + 1 pitada de sal

Ervas finas 

Ervas Secas: 4 colheres (sopa) de azeite + 1/2 colher (café) de alecrim seco + 1/2 colher (café) de orégano (seco) + 1/2 colher (café) de manjericão seco + 2 colheres (sopa) de suco de limão ou vinagre + 1 colher (sopa) de água + 1 pitada de sal

Saladas com Molhos Especiais

Laranja: 4 colheres (sopa) de suco de laranja + 2 colheres (sopa) de azeite + 1 colher (café) de mostarda comum + 1 colher (café) de mel + 1/2 pimenta dedo de moça sem semente picada + 1 pitada de sal

Oriental: 2 colheres (sopa) de azeite + 2 colheres (sopa) de shoyu + 1 colher (sopa) de água + 1 colher (café) de mel + 1 colher (café) de gergelim torrado + 1 pitada de sal + 1/2 colher (café) de óleo de gergelim (opcional).

Balsâmico: 2 colheres (sopa) de azeite + 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico + 1/2 colher (café) de orégano + 2 colheres (sopa) de água + 1 pitada de sal

Portanto, inclua as frutas nas saladas e garanta mais benefícios para sua saúde!

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