Pular corda deixa as pernas e os glúteos durinhos, além de emagrecer!

Vamos pular corda para emagrecer? Isso mesmo! A brincadeira que você adorava quando criança pode sim ser um grande aliado para queimar gordura e uma boa saída para quem não tem tanto tempo para as práticas mais comuns. Além de divertida, a atividade traz diversos benefícios à saúde e à boa forma, mas requer determinados cuidados.

Benefícios de Pular Corda

A maioria das pessoas já pulou corda, durante aulas de educação física ou quando eram crianças. Pular corda oferece um número de benefícios para adultos, incluindo:

  • Aumenta sua agilidade e coordenação de mãos e olhos.
  • Tonifica os músculos da parte inferior do seu corpo.
  • Fortalece músculos centrais e ajuda a melhorar a postura.
  • Tonifica seu corpo todo.
  • Queima em média dez calorias por minuto. Você pode queimar mais calorias em 20 minutos pulando corda do que em 30 minutos correndo, então é um ótimo exercício para pessoas que não têm muito tempo.

Veja também: Benefícios extras de pular corda para o corpo.

Pular Corda para Tonificar Seu Corpo

Se você quer pular corda para tonificar seu corpo, compre uma corda com peso. Essas cordas não são mais caras que as normais, mas elas são feitas para exercícios e não para brincar, porque elas são um pouco mais pesadas que as cordas normais. Cordas com peso ajudam a tonificar os músculos dos seus braços e peito, assim como os músculos centrais e parte inferior do corpo.

Pular corda deixa as pernas e os glúteos durinhos, além de emagrecer!

Certamente, você precisa de calçados confortáveis se planeja pular corda como exercício. Tênis de corrida são boas ideias porque eles podem ajudar a absorver o impacto dos seus pulos, diminuindo o risco de danos às suas juntas. Você também precisará de roupas confortáveis que permitam que você se mova livremente, e uma área que tenha bastante espaço para que sua corda não bata em paredes ou no teto. Pule corda em uma superfície plana, se possível; você tem mais riscos de se machucar se pular corda em uma superfície desigual.

6 Formas de Exercícios Pulando Corda

Uma corda pode ser usada como parte de uma rotina de exercícios, além de ser usada pelas crianças no parquinho. Há muitas formas de se exercitar pulando corda. Ao se exercitar pulando corda, você abre a possibilidade de fazer um exercício cardio, e é por isso que pode-se dizer que pular corda emagrece.

Pular corda é uma ótima forma de exercitar todos os principais grupos músculos do corpo, e também oferece benefícios cardiovasculares incríveis. Além disso, é ótimo para resistência. Se você está treinando para uma corrida longa ou apenas precisa entrar em forma, pular corda te ajudará a melhorar sua capacidade pulmonar. Há várias técnicas básicas de pular corda que você deve conhecer antes de começar seu exercício.

  • Pulo Básico

Esse pulo é feito ao girar a corda de trás, por trás da sua cabeça e para frente, até que ela passe por baixo dos seus pés enquanto você pula. Esse é o pulo mais comum que as crianças usam quando brincam.

  • Pulo Cruzado

O pulo cruzado é um pulo que começa normal. Você gira a corda da mesma forma que no pulo básico, e quando ela chega à altura do seu peito, você cruza os braços e continua a pular sobre a corda. O pulo cruzado irá alongar e tonificar seus braços e pernas.

  • Pulo Corrida

Quando você faz esse tipo de pulo, você gira a corda e começa a pular, alternando suas pernas, e começa um movimento de corrida.

E não para por aqui!

  • Treino de Circuito Pulando Corda

Para ter um exercício intenso, tente incluir exercícios adicionais à sua rotina básica de pular corda. Você pode começar dando 50 pulos com a corda. Depois, você pode fazer 15 agachamentos seguidos de 10 flexões. Repita 3 vezes e descanse. Esse exercício pode ser feito todos os dias.

  • Pulos Lado a Lado

Uma vez que você tenha feito o pulo básico, você pode tentar pular de um lado para o outro. Isso pode ser feito ao pular sobre uma linha que pode ser feita por giz ou com uma fita colorida. Ao pular de um lado para o outro, você aumenta a quantidade de gordura queimada e tonifica os lados do seu corpo.

  • Pulo Rápido

Contudo,esse exercício requer que você fique na frente de um relógio ou cronômetro. Você precisa desse cronômetro para marcar seu tempo entre intervalos e conforme pula. Comece aquecendo. Pule continuamente por cerca de dois minutos; esses pulos não têm que ser muito rápidos. Após os dois minutos, faça uma pausa de 30 segundos e comece sua primeira série. Pule o mais rápido que puder por um minuto. Depois desse minuto, descanse por 30 segundos e repita mais 10 vezes.

Dica 

É importante lembrar de se hidratar antes, durante e depois de pular corda. Antes de se exercitar, certifique-se de beber água pelo menos 2 horas antes. Isso irá garantir que seu corpo está bem hidratado. Durante seus exercícios, beba água a cada 15 minutos. Após completar seus exercícios, beba também pelo menos meio litro de água para repor o que o corpo perdeu durante o exercício.

 

 

 

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.