Pilates x Diabéticos: Como Os Exercícios Ajudam A Controlar A Doença

Como o Pilates pode ajudar a controlar a diabetes? 

Como opção para amenizar os efeitos da diabetes e prover melhor qualidade de vida, os exercícios físicos tornam-se excelentes aliados. Se falarmos especificamente do pilates para diabéticos, os benefícios serão ainda maiores.

Além disso, como o sedentarismo é um dos fatores para o aumento do número de pessoas diabéticas, é preciso motivar o paciente, começando com uma rotina leve de exercícios, de modo que ele se adapte a essa nova realidade.

Qualidade de vida

Ou seja, se hábitos ruins te levaram ao diagnóstico de pré-diabetes ou diabetes, não espere mais para fazer algo por você. A doença não tem cura, mas é possível viver com mais qualidade de vida e sentindo menos os efeitos dela.

Vale lembrar que, além dos exercícios supervisionados por especialistas, o paciente com diabetes deve seguir rigorosamente a dieta e demais recomendações médicas para o seu quadro.

Pilates x Diabéticos: Como Os Exercícios Ajudam A Controlar A Doença

Casos da doença no Brasil

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com o maior número de casos de diabetes.

Ao todo são 16 milhões de brasileiros acometidos com a doença, que só nos últimos dez anos cresceu 61,8%.

Essa epidemia tem se agravado, principalmente, em virtude do aumento do sedentarismo e má alimentação da população brasileira.

E, como não há cura para a diabetes, é preciso seguir o tratamento à risca, especialmente no que diz respeito à mudança de hábitos alimentares e aplicação de insulina, em alguns casos.

Outros benefícios do plilates

Existem outros benefícios que fazer pilates oferece ao indivíduo. Muitos deles sempre foram os motivos para a procura da atividade, só hoje com a popularização de que pilates emagrece, que mais pessoas têm ido atrás do método para perder peso.

A prática desse tipo de exercício melhora muito o condicionamento do corpo e é aconselhada para todas as pessoas que querem um desempenho estrutural melhor.

Mais benefícios!
  • Flexibilidade

As atividades realizadas através da prática do pilates contribuem para que o corpo do indivíduo ganhe flexibilidade. Esse fator é muito importante porque é capaz de evitar dores musculares que são causadas por músculos tensos, melhora o desempenho em outras atividades físicas e diminui o risco de lesão.

  • Bom contra a ansiedade

Ansiedade é o mal do nosso século. Vivemos uma sociedade onde se exige muito de todo mundo, onde as pessoas vivem correndo, onde ser alguma coisa é ter dinheiro. Uma hora isso gera uma ansiedade muito grande!

  • Postura Corporal

Quando alguém passa a praticar o pilates começa em pouco tempo a ter mais consciência corporal e dessa forma o controle de postura é muito grande. Além do mais a postura correta faz com que o indivíduo pareça mais magro.

  • Melhora dor na lombar

Muitos especialistas recomendam que seus pacientes pratiquem essa modalidade de atividades para combater dores na lombar. O que tem sido observado é que o método tem sido muito eficaz.

  • Modulação do corpo

O pilates é capaz de transformar o corpo do praticante em uma estrutura melhora. Os músculos são tonificados e a cintura e o quadril tem centímetros reduzidos. O corpo fica com músculos firmes.

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