Parar de roncar é possível? Separamos dicas preciosas para você.

Parar de roncar é possível, você sabia? O ronco alto e persistente é motivo de muito transtorno para quem sofre com o distúrbio e também para quem dorme ao lado. Ele diminui a qualidade de vida, desgasta relacionamentos e, em muitos casos, é o indicativo de doenças mais graves, como a apneia do sono e até mesmo um Acidente Vascular Cerebral (AVC), por conta da diminuição do fluxo de sangue nas artérias. Por isso, separamos algumas dicas para quem deseja parar de roncar. Confira!

Leia também: Dormir pouco faz engordar? Tire suas dúvidas agora!

O que causa o ronco?

Antes de descobrir como parar de roncar, é importante entender quais são as causas do ronco. Enquanto dormimos, os músculos do pescoço relaxam. No entanto, em alguns casos, esse relaxamento é tanto, que a via respiratória superior (nariz e garganta) se fecha parcialmente. É justamente aí que mora o problema!

Isso porque, a via respiratória torna-se estreita demais para permitir a passagem normal do ar até os pulmões. Como consequência, são provocadas vibrações na garganta que geram o ruído do ronco.

As causas do distúrbio estão ligadas a inúmeros fatores, como amígdalas inchadas ou excesso de peso ao redor do pescoço e razões estruturais, como o formato do nariz ou da mandíbula.

Afinal, é possível parar de roncar?

Parar de roncar é possível? Separamos dicas preciosas para você.

 

São vários os fatores que influenciam para o surgimento do ronco. Entre eles, anormalidades na formação da cavidade nasal e nasofaringe, desvio de septo, rinite, idade avançada, ingestão de álcool e o aumento de peso, que influencia na passagem do ar pelas vias aéreas.

Contudo, a boa notícia é que é possível sim parar de roncar. No entanto, o primeiro passo é descobrir o que, de fato, está causando o ronco. A descoberta é feita por meio de uma polissonografia, que é conhecida como o “exame do sono”, pois mede a atividade respiratória, a intensidade do ronco e se há interrupções durante uma noite de sono.

Hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, controle do peso corporal e evitar bebidas alcoólicas, também pode te ajudar a parar de roncar. Listamos, abaixo, 5 dicas que irão te ajudar:

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

A prática de atividades físicas é muito importante para quem deseja parar de roncar. Os exercícios, principalmente os aeróbicos, aumentam o condicionamento do sistema respiratório, o que ajuda a diminuir o ronco.

CONTROLE O PESO CORPORAL

O ronco também é uma consequência do excesso de gordura corporal, que tende a se acumular em regiões como os músculos da língua e a parede da traqueia. Isso dificulta a respiração do paciente e pode agravar o ronco. Se você deseja parar de roncar, invista em uma alimentação nutritiva e balanceada. Nós já mostramos alguns alimentos que melhoram a qualidade do sono. Que tal conferir novamente?

REDUZA O CONSUMO DE ÁLCOOL

Se você consome bebida alcoólica com frequência, preste atenção: a ingestão de álcool intensifica o relaxamento muscular na garganta e língua. Como resultado, o ronco passa a acontecer com maior frequência.

PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA

Antes de buscar saber como parar de roncar, é fundamental que você procure um médico para receber a orientação adequada para iniciar o tratamento do ronco. É importante frisar que o distúrbio pode ser um indicativo de doenças mais graves, como as que atingem o coração, por exemplo. Por isso, é imprescindível o acompanhamento médico no tratamento do ronco.

Aquele resumão, aquele  bônus extra que só aqui tem:

Parar de roncar é possível? Separamos dicas preciosas para você.

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