O Poder Da Cebola Roxa No Combate Ao Câncer e Auxilio Do Coração

A alta quantidade de fibras presentes na cebola roxa também ajuda a combater a prisão de ventre. Resfriados e dores de garganta também podem ser solucionados com a utilização do suco...

Os benefícios medicinais que alguns ingredientes naturais apresentam, muitas vezes, fogem do conhecimento comum das pessoas. A cebola roxa, por exemplo, bastante apreciada no preparado de alguns pratos e também em saladas, o que pouca gente sabe é que ela protege contra o câncer, cura hemorragia no nariz, dor de garganta, fortalece o coração, além de muitos outros benefícios.

Super benefícios para a saúde:

A cebola roxa possui sabor mais forte, se comparada a cebola branca, tida como a mais consumida. Ela apresenta uma substância chamada de antocianina, elemento que pertence à família dos flavonoides, que tem ação antioxidante.

Esse alimento reduz os níveis de colesterol do organismo, evitando o acúmulo de gordura e auxiliando na eliminação do peso.

O combate aos radicais livres também é uma ação que está presente na cebola roxa. O alimento também protege o corpo contra a incidência de tumores que estão ligados a vários tipos de câncer. Os compostos desse alimento também destroem as bactérias que atacam o sistema urinário.

O Poder Da Cebola Roxa No Combate Ao Câncer e Auxilio Do Coração

Como se ainda não bastasse, a cebola roxa previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim presente no corpo, melhora a ativação dos neurônios, o que interfere diretamente na prevenção do Alzheimer, e minimiza o surgimento de doenças ligadas a respiração, como as doenças respiratórias bronquite.

Certamente a alta quantidade de fibras presentes na cebola roxa também ajuda a combater a prisão de ventre. Resfriados e dores de garganta também podem ser solucionados com a utilização do suco de cebola roxa. Para estancar o sangramento do nariz, basta usar o forte odor que exala do alimento.

Mais benefícios

Age contra gripes e resfriados

A cebola contém flavonoides (como quercetina e rutina), antioxidantes que melhoram as defesas do organismo, ajudando a evitar não apenas gripes e resfriados, mas infecções em geral, além de proteger as artérias do acúmulo de colesterol. O alimento também é rico em adenosina, uma substância que melhora o fluxo sanguíneo.

Combate fungos

Por ser microbicida – com ação semelhante à dos antibióticos –, destrói certos microrganismos, como os fungos causadores de micose. Outra vantagem é seu alto poder desinfetante anti-inflamatório e bactericida, que pode ser utilizado como antídoto em picadas de aranhas ou em furúnculos. Para isso, coloque uma rodela fina em uma xícara de água fervida, abafe e aplique o líquido na lesão.

Quando crua, possui alto valor nutricional

A cebola contém quercetina, rutina e outros antioxidantes importantes para manter as defesas do organismo, neutralizar os radicais livres e ajudar a prevenir o envelhecimento precoce. Quando consumida crua, é mais nutritiva, pois seus nutrientes não sofrerão alterações ocasionadas pelas altas temperaturas. Para não perder os benefícios, o ideal é preparar refogados ou outros pratos quentes e acrescentar a cebola depois de apagar o fogo.

Previne a anemia

Outra propriedade é a de antianêmica, afinal, ela nos oferece fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.

Previne doenças do sistema nervoso

Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo.

Emagrecer e controlar o peso

A cebola é perfeita para incluirmos em nossa dieta, seja para emagrecimento ou por uma questão de cuidado com a saúde. Devido ao seu baixo valor calórico e seu alto teor em fibra, é ideal numa dieta de emagrecimento, já que melhora o trânsito intestinal e depura, elimina as toxinas, evitando a retenção de líquidos. Além disso, consumir cebola também nos oferece a sensação de saciedade.

Cebola ajuda a controlar a hipertensão

Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.

Qual a diferença entre a cebola amarela, branca, e roxa?

Cebola amarela: Esta é a cebola mais conhecida entre os brasileiros. Normalmente é uma cebola maior, de sabor mais intenso e ácido. Por este motivo, é melhor também refogada. É consumida de diversas maneiras: em rodelas, picada ou ralada. Pode ser consumida crua, porém tem sabor forte.

Cebola branca: Como seu próprio nome já diz, sua característica principal é sua casca bem branca. Também tem um sabor bem forte e é melhor quando usada para refogar. É o tipo mais difícil de encontrar, é menos calórica e tem maior quantidade de cálcio.

Cebola roxa: A cebola roxa é a ideal para ser consumida crua. Ela é adocicada e menos ácida, bem diferente das outras. Além dos benefícios da versão branca, tem antocianina, que dá a cor marcante à planta, afasta doenças cardíacas e dificulta o acúmulo de gorduras. É mais rica em betacaroteno (antioxidante que combate o envelhecimento das células). É a mais saudável de todas.

Contraindicação da Cebola

Para quem tem sensibilidade no intestino, ou problemas com gases intestinais, o consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinal, principalmente se ela for consumida crua.

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.