Marmitas Saudáveis | Idéias Incríveis Para Levar Para O Trabalho

Marmitas para uma alimentação saudável longe de casa!  Quem trabalha fora muitas vezes se alimenta em restaurantes self-service e nem sempre faz boas escolhas. Que tal, então, preparar sua própria marmita em casa, com ingredientes naturais e receitas práticas, que não exigem horas na cozinha?

Para uma marmita saudável, que incluem carne, frango, peixe, macarrão, sanduíche, wrap, entre outras. Enfim, não tem mais desculpa para se alimentar mal no trabalho ou quando estiver na rua. Bora preparar a marmita?

Como fazer uma marmita saudável
Marmitas Saudáveis | Idéias Incríveis Para Levar Para O Trabalho

Marmita Saudável

A rotina diária pode ser até corrida, mas parar um tempinho e preparar a própria comida traz uma série de benefícios para o bolso e para a saúde. Mas para que eles sejam efetivos, é preciso ficar atento à escolha dos ingredientes, principalmente à preparação e ao armazenamento até a hora do consumo.

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Veja algumas dicas para fazer uma marmita ideal:

Pense no equilíbrio dos nutrientes.

Uma boa refeição deve conter uma porção adequada de carboidratos e outra de proteínas, além de saladas, legumes e leguminosas. Certamente o ideal é que os vegetais e legumes correspondam a 50% do seu prato.

Escolha bem o carboidrato.

Uma série de alimentos são ricos em carboidratos e podem compor a sua refeição. Um dos preferidos é o arroz integral, rico em fibras e que gera uma sensação maior de saciedade. Também podem ser usados tubérculos (cará, batata, batata-doce, mandioca, entre outros), quinoa ou tabule.

Diversifique as proteínas.

Quem come carne deve ficar atento para não comer sempre a mesma proteína animal. O ideal é variar entre a carne branca (quatro vezes por semana) e a vermelha (três vezes por semana). Já os vegetarianos podem aproveitar a proteína presente na clara do ovo ou até mesmo a proteína da soja.

Não fique apenas no feijão.

Apesar de ser a leguminosa mais utilizada na alimentação do brasileiro, existem outras que podem substituí-la. Ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja são apenas algumas das opções disponíveis nos supermercados.

Faça um mix com a salada.

Misture as folhas (como alface, agrião, couve e rúcula) com tomate, beterraba, cenoura, pepino e outros legumes. Se quiser temperar esses alimentos, opte pelo azeite de oliva e pelo limão. Outra boa pedida é incrementar a salada com granola. Os grãos vão trazer mais fibras, vitaminas e minerais para a sua refeição.

Leve a sobremesa de casa.

Para não cair em tentação e comer uma guloseima perto do trabalho, prefira uma fruta. Você pode levá-la já lavada e picada, protegida por um papel filme ou em uma vasilha com tampa.]

Dicas importantes

Evite líquidos durante a refeição.

Eles não vão te fazer engordar, mas dilatam o estômago e dificultam o processo de digestão. Se estiver muito acostumado a beber algo, prefira sucos naturais de frutas ácidas (como limão, abacaxi ou morango) ou água. O máximo indicado é um copo pequeno, de 150 a 200 mL.

 

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