Manchinhas Brancas Na Pele? Saiba O Que Pode Ser.

As manchas brancas na pele podem ser causadas por diversos fatores, que variam desde uma simples micose e sardas brancas, até problemas de pele como dermatite, hipomelanose ou vitiligo, por exemplo.

Quando surge uma mancha na pele deve-se observar:

  • seu tamanho,
  • onde está localizada,
  • quando apareceu,
  • coceira,
  • pele seca ou descamação da pele.

Depois disso, o que se deve fazer é marcar uma consulta com um dermatologista para que se possa identificar a causa correta, e então indicar o tratamento mais apropriado.

Algumas possíveis causas de manchas brancas na pele e o seu devido tratamento são:

Micose de pele

Manchinhas Brancas Na Pele? Saiba O Que Pode Ser.

Uma das causas mais comuns de pequenas manchas brancas na pele, que coçam muito e que podem se espalhar por grandes áreas do corpo é a micose de praia, ou pano branco, como também é conhecida popularmente.

Apesar do nome micose de praia, provavelmente a pessoa já tinha a micose antes, mas só percebeu depois de ir para a praia, porque a área afetada não fica bronzeada. Normalmente o fungo causador dessa micose habita naturalmente na pele, mas devido a alguma alteração, se torna desagradável, se multiplicando muito, dando origem as manchas típicas que afetam o colo, tronco ou costas.

Saiba como tratar esse tipo de micose acessando As Dicas de Como Evitar as Micoses.

Manchas causadas pelo sol

Por vezes pessoas de pele clara ou morenas ficam bronzeadas quando vão à praia ou piscina e após alguns dias a pele descama, dando origem a pele pequenas manchas brancas, que aparecem especialmente nos braços, peito e costas.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é um tipo de inflamação da pele que surge mais frequentemente em bebês, mas que pode surgir em qualquer idade.

Sardas brancas

Manchinhas Brancas Na Pele? Saiba O Que Pode Ser.

Pessoas morenas claras podem desenvolver várias pequenas sardas brancas que podem surgir nas mãos, braços ou pernas, especialmente depois dos 40 anos de idade. Isso geralmente acontece em pessoas que têm a pele bastante clara ou que ficaram muitos anos se expondo ao sol sem filtro solar.

Vitiligo

Essa é uma doença que leva ao surgimento de grandes manchas brancas na pele, que pode afetar até mesmo o interior da boca. Sua causa não é totalmente conhecida mas acredita-se que aconteça devido a uma alteração genética ou devido a alguma alteração no sistema imune, onde o corpo passa a combater os melanócitos.

A mancha branca pode ser câncer?

O câncer de pele não melanoma pode causar uma mancha na pele esbranquiçada, com bordas irregulares e diferença de textura e cor na mesma mancha. Nesse caso deve-se ir ao dermatologista para que ele possa observar e verificar se realmente pode ser câncer de pele e o que deve fazer para tratar.

Mancha branca na pele pode ser vermes?

As manchas brancas na pele nem sempre são indicativos de que a pessoa está com vermes, mas a associação desse sintoma está correta porque quando a pessoa está com vermes é comum que seu corpo não absorva totalmente as vitaminas e nutrientes dos alimentos, e essa falta de vitaminas pode causar manchas brancas na pele.

As principais vitaminas que causam manchas brancas na pele são cálcio, vitamina D e E que podem ser encontradas no leite, sardinha, manteiga e no amendoim, por exemplo.

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.