Lentes De Contato: Erros Graves Nos Cuidados E Com O Uso.

As lentes de contato são um importante recurso para a correção de problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou vista cansada. Têm também função terapêutica no tratamento de algumas doenças oculares e após procedimentos cirúrgicos.

Rígida ou gelatinosa, de uso prolongado ou diária, cada lente de contato tem cuidados específicos que devem ser tomados todos os dias. No entanto, na hora da pressa, por descuido ou falta de informação, muitos pacientes acabam cometendo alguns erros graves.

Lentes De Contato: Erros Graves Nos Cuidados E Com O Uso.

Cuidados com a lente de contato

Saiba como mantê-las limpas e evite contaminações e outras problemas. Saiba mais

Antes de começar a usar lentes de contato é muito importante consultar um oftalmologista. O uso incorreto pode causar ceratite (inflamação da córnea), úlcera de córnea e infecção ocular com sequelas visuais que podem levar a cegueira. Além disso, a longo prazo há risco de hipoxemia crônica (falta de oxigenização) e insuficiência límbica, que podem levar a intolerância à lente, vascularização da córnea e perda visual.

Para evitar a contaminação é necessário cuidado com a limpeza e manutenção adequada para cada tipo de lente. Manter o prazo de validade específico para cada modelo e/ou fabricante, além de realizar a adaptação correta da lente com a refração atualizada, tamanho e curvatura adequada para cada tipo de córnea/paciente.

Como limpar as minhas lentes

O ideal é higieniza-las antes e após o uso para prevenir infecções. A maneira correta para mantê-la longe de bactérias é lavar as mãos com água e sabão antes de manuseá-las, retira-las do estojo, colocar na palma da mão, pingar algumas gostas da solução multiuso adequada para aquele tipo de lente, friccionar levemente com a polpa digital dos dedos para eliminar a sujeira e resíduos da superfície da lente. Por fim, enxaguar as lentes com a própria solução multiuso e coloca-las no olho com cuidado. Nunca utilizar água corrente.

O soro fisiológico deve ser evitado, pois não consegue retirar gorduras, proteínas, ou impedir a proliferação de micro organismos e não lubrificam corretamente a lente de contato. O estojo da lente deve ser higienizado após a retirada com o próprio produto multiuso e deixar secar ao ar livre sem utilizar panos ou papel – nada que possa deixar resíduos no estojo. A solução deve preencher o estojo antes de colocar a lente novamente e deve ser trocada diariamente.

Prazo de validade

Importante lembrar que cada tipo de lente apresenta um tempo de uso determinado pelo fabricante, dependendo do tipo e composição de cada material. Esse tempo foi estipulado após muitas pesquisas. Não respeitar o prazo estipulado pode levar a alteração da permeabilidade ao oxigênio, a curvatura da lente, o aparecimento de depósitos de gordura, proteínas e debris, que aumentam a chance de infecções e hipoxemia da córnea.

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.