Febre de Mayaro: Causas, Sintomas E Tratamento
Febre de Mayaro, ou Febre do Mayaro, é uma doença causada pelo vírus Mayaro. O mosquito Aedes aegypti, o mesmo que pode disseminar as doenças Dengue, Zika e Chikungunya,...
Febre de Mayaro, ou Febre do Mayaro, é uma doença causada pelo vírus Mayaro. O mosquito Aedes aegypti, o mesmo que pode disseminar as doenças Dengue, Zika e Chikungunya, é um de seus transmissores.
Atuação do vírus
O Ministério da Saúde classifica a febre de Mayaro como uma doença infecciosa febril aguda de curso benigno, assim como a Dengue. Uma vez instalado no corpo o vírus pode demorar até 11 dias para se manifestar. Estima-se que o tempo de incubação, período entre a picada do mosquito e o aparecimento dos primeiros sintomas, varie, portanto, de 3 a 11 dias.
Até o momento da conclusão deste artigo não foram registrados casos de microcefalia ou complicações ao feto de gestantes, como ocorre com o Zika Vírus.
Causas da Febre de Mayaro
Os casos de contaminação em humanos são registrados principalmente em regiões de mata e floresta. Isso acontece porque o vírus Mayaro é um arbovírus, um vírus que só pode ser transmitido pela picada de mosquitos que, entre eles Aedes aegypti e Haemagogus janthinomys, são encontrados em áreas de mata próximas a rios e que ademais tenham a presença de macacos, os principais hospedeiros do vírus.
Sintomas da Febre de Mayaro
Os sintomas da Febre de Mayaro muito se assemelham ao mal-estar provocado pelas também temidas Dengue e Chikungunya, o que provoca uma confusão comum aos infectados sobre qual é a verdadeira causa dos sintomas. Por isso, diante de qualquer suspeita de Febre de Mayaro, Dengue ou Chikungunya é indispensável procurar um médico.
Os principais sintomas são:
- Cansaço
- Febre repentina e indisposição que podem evoluir para dores de cabeça e nas articulações
- Dores e ardência nos olhos
- Inchaço nas articulações
No caso da Febre de Mayaro, diferente da Dengue, o inchaço nas articulações pode persistir por meses seguidos.
Como tratar a Febre de Mayaro
Aos primeiros sintomas de febre ou mal-estar procure um médico. A única maneira de ter certeza do diagnóstico da Febre de Mayaro é por meio de um exame de sangue, o qual identificará o vírus específico causador da doença e acabará com as dúvidas sobre ser Dengue ou Chikungunya.
Não existe um remédio específico que cure a Febre de Mayaro. O tratamento prescrito pelos médicos consiste em aliviar os sintomas com o uso de analgésicos, antitérmicos, repouso e beber pelo menos dois litros de água por dia.
Em até duas semanas a maioria sintomas podem desaparecer naturalmente, com exceção do inchaço nas articulações que podem persistir por até mais de seis meses seguidos.
Como prevenir a Febre de Mayaro
A principal forma de se prevenir é combatendo os mosquitos transmissores. Da mesma maneira que se combate a Dengue e a Chikungunya é preciso fazer de tudo para manter os mosquitos afastados.
Além do uso de repelente, telas e mosquiteiros, é essencial eliminar focos de água parada que possam servir como locais de reprodução do mosquito:
- Deixar baldes e garrafas vazias virados para baixo;
- Preencher o vazio dos pratos de plantas com terra e areia;
- Trocar sempre a água da vasilha dos animais domésticos;
- Após uma chuva, checar na sua casa se não tem água parada em nenhuma poça ou buraco da região.
Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Seja o primeiro a comentar!