Estômago Anda Doendo? Alimentos Que Fazem Bem Ao Estômago

Estômago anda doendo? Os melhores alimentos para se comer em caso de dor no estômago são os legumes cozidos, como cenoura ou chuchu, sucos de fruta, fruta cozida ou assada, canja ou sopas mornas, porque são mais fáceis de digerir.

Os alimentos inadequados para quem sofre de dores no estômago:
  • Gorduras
  • Doces
  • Cafeína
  • Bebias gasosas
  • Alguns condimentos fortes
  • Laticínios (no caso dos intolerantes)
  • Cítricos (para quem sofre de acidez)
E se persistirem os sintomas? 

Sendo assim, se a dor no estômago demorar mais de 2 dias a passar, é aconselhável consultar um gastroenterologista para diagnosticar a causa da dor, que pode ser por exemplo, gastrite, úlcera no estômago, pancreatite, ansiedade ou efeitos colaterais de medicamentos, por exemplo, e deve ser tratada adequadamente.

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A falta de saúde intestinal pode estar ligada a diversas doenças, entre elas:
  • Doenças autoimunes, que desenvolvem-se quando o sistema imunológico está errado e ataca seu próprio tecido saudável têm em suas principais causas um sistema imune hiperativo e a má saúde intestinal.
  • Distúrbios cerebrais e declínio cognitivo como Alzheimer e demência, uma vez que o sistema nervoso central e o cérebro estão em constante comunicação com os neurônios do sistema digestivo, este também é importante para a memória, padrões de pensamento e raciocínio.
  • Estudos mostram um vínculo entre a saúde intestinal e a proteção contra o dano dos radicais livres, causador do câncer cerebral, de mama, cólon, do pâncreas, próstata e estômago.
  • Um ambiente intestinal mais saudável ajuda a reduzir as dores nas articulações, inchaço e problemas para se mover, combatendo a osteoartrite e a inflamação nas articulações.
O intestino está funcionando direito?
  • Logo, o bom funcionamento do intestino tem relação direta com seu bem estar e consequentemente com capacidade de lidar com o stress e níveis de energia. Ou seja, influencia transtornos de humor como depressão e ansiedade.
  • O Déficit de atenção e o autismo também são ligados a má saúde intestinal, especialmente em bebês e crianças.
  • O microbioma possui bactérias que diminuem a inflamação, o que afeta as reações alérgicas, asma, infecções do sistema respiratórios e até alergias alimentares
Alimentos que ajudam a cuidar do estômago
O mamão
Alimentos Poderosos Que Ajudam a Cuidar do Estômago.

Alimentos com propriedades curativas

Esta deliciosa fruta é excelente no tratamento contra a gastrite e as úlceras estomacais.

O mamão é facilmente digerido e pode aliviar dores e ardências provocadas por alguns alimentos que irritam as paredes do estômago.

Pode ser consumido fatiado ou picado, preferencialmente no café da manhã, ou como suco e deve estar bem maduro.

A aveia

A aveia é um alimento muito completo que produz a sensação de saciedade.

Assim, evita o consumo de alimentos calóricos entre as refeições.

Além disso, ajuda a melhorar a digestão devido ao seu alto teor de fibras e reduz os níveis de colesterol.

Esse alimento é muito utilizado em tratamentos de beleza e em muitas dietas para emagrecer.

Maçã

A maçã é uma fruta deliciosa que contém altos níveis de fibra insolúvel.

Além disso, é rica em pectina e outras enzimas naturais que ajudam o estômago a prevenir muitas doenças.

Certamente, oara pessoas que têm um estômago delicado e sensível, é recomendável consumir a fruta assada, já que dessa maneira aproveitamos melhor suas propriedades.

Canela

A canela é muito utilizada para combater a diarreia e irritações estomacais.

Também ajuda a acabar com os gases que se acumulam no intestino e provocam dores e outros incômodos. Além disso, contribui para desinflamar o estômago.

A canela pode ser consumida em infusões ou adicionada em alimentos que consumimos diariamente.

Erva-doce

A erva-doce é excelente contra flatulências. Pode ser preparada em infusão, com meia colher de sopa de sementes da planta em um pouco de água fervente.

Com esse simples remédio, é possível liberar os gases.

Abacate
Alimentos Poderosos Que Ajudam a Cuidar do Estômago.

Alimentos com propriedades curativas

O abacate é uma grande fonte de potássio e fibras, graças aos seus óleos naturais.

Além disso, é muito saudável para o estômago e pode ser comido como acompanhamento para qualquer outro alimento em qualquer hora do dia.

Conhecendo esses alimentos que nos oferecem tantos benefícios, devemos ser muito conscientes e aprender a nos cuidar de uma maneira mais natural e, claro, deliciosa!

Os alimentos que citamos são realmente saudáveis e podem ser adicionados em todos os pratos que consumimos diariamente.

Dessa forma, nossa vida será mais tranquila e poderemos gozar de uma boa saúde por mais tempo, tratando e prevenindo dores e incômodos estomacais.

Lembre-se da recomendação que sempre fazemos: é muito melhor prevenir do que curar as doenças.

Assim, não se esqueça dos alimentos que devemos consumir para manter nosso sistema digestivo saudável.

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