Dor de Garganta: Saiba Como Aliviar Imediatamente A Irritação.

A dor de garganta pode ser o primeiro sinal de um resfriado ou uma indicação de algo mais sério (como faringite estreptocócica). Independentemente da causa, a sua preocupação imediata...

Garganta inflamada é um problema bem incômodo. A dor atrapalha  como por exemplo comer, para falar e até mesmo ao engolir a própria saliva, aí está a dor. Em crianças o problema é ainda mais chato, pois a inflamação normalmente vem acompanhada de febre, deixando os pequenos bem amuados, o que dá tristeza de ver.

Certamente a dor de garganta pode ser o primeiro sinal de um resfriado ou uma indicação de algo mais sério (como faringite estreptocócica). Independentemente da causa, a sua preocupação imediata quando sofre deste mal é achar uma forma de obter alívio rápido.

Mas antes de partir para os remédios tracionais, você pode tentar remédios caseiros para dor de garganta e obter bastante êxito. E o melhor de tudo isso é que esse tipo de remédio pode ser encontrado nos alimentos que você tem em sua casa!

Saiba também: Gargarejos especiais para acabar com a irritação na garganta

Tipos de dor de garganta e causas

 

  • Infecções virais;
  •  bacterianas;
  • Fatores ambientais;
  • Medicamentos imunossupressores.

As infecções virais são responsáveis por cerca de 50% dos casos, enquanto as de origem bacteriana são mais raras, causadoras de apenas 20% das dores de garganta. Os outros 30% são de origem não infecciosa, ou seja, devido aos fatores ambientais e medicamentos.

Dor de Garganta: Saiba Como Aliviar Imediatamente A Irritação.

Dor de garganta

Dicas caseiras para combater a irritação 

Anti-inflamatórios

Um dos tratamentos mais eficazes para a dor de garganta é recorrer aos anti-inflamatórios.

Pastilhas e sprays

Chupar pastilhas para a tosse estimula a produção de saliva, o que pode ajudar a manter a sua garganta úmida. Mas muitas variedades não são mais eficazes.

Xarope para tosse

Mesmo se você não tem uma tosse (ainda), xaropes para a tosse podem ajudar a aliviar a dor de garganta. Como as pastilhas e sprays, eles proporcionam um alívio da dor temporário.

Líquidos

Manter-se hidratado é muito importante, especialmente quando você está doente e sua garganta fica irritada ou inflamada. Isso mantém suas membranas mucosas úmidas e mais capazes de combater bactérias e substâncias irritantes como alérgenos.

Gargarejo com água salgada

Vários estudos descobriram que gargarejo várias vezes ao dia com água morna e sal pode reduzir o inchaço na garganta e soltar o muco, ajudando a eliminar as substâncias irritantes ou bactérias.

“Chá” de vinagre de maçã com mel

Você vai ver uma espécie de chá, diluindo uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel em uma xícara de água morna. Daí é só beber. O sabor pode até não ser dos melhores, mas é um santo remédio para a dor de garganta.

Chá de orégano com limão

Faça o chá com três colheres de sopa de orégano (pode ser do seco mesmo, daquele que colocar na pizza). Depois é só coar e colocar meio limão espremido antes de tomá-lo morno, de preferência.

O orégano age como antisséptico e limpa o aparelho respiratório, além de ajudar a aliviar a dor de garganta.

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.