Diabetes: Tenha Uma Alimentação Saudável a Balanceada

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

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Certamente, ele  pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Afinal, em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Contudo, a melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, logo, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Dessa forma, comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).

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Quais são os fatores de risco?
  • Idade acima dos 40 anos;
  • Excesso de peso;
  • História de familiar de 1º grau com diabetes;
  • Histórico de doença cardiovascular (como AVC ou infarto do miocárdio);
  • Alterações dos níveis de glicemia;
  • Mulheres acometidas por diabetes na gestação;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Excesso de triglicérides;
  • Níveis baixos de colesterol bom (HDL);
  • Hipertensão arterial sistêmica
Como prevenir o diabetes?

A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis

  • Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.
  • Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.
  • Parar de fumar.
  • Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias).
  • Manter o peso controlado.

Mas na maioria das vezes conseguir fazer um controle alimentar sozinho é muito difícil.

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Sendo assim, as receitas retratadas nestes livros têm como único objetivo informar, educar sobre uma alimentação saudável e balanceada para diabéticos.

Considerações importantes:

Declaramos para os devidos fins que este livro de receitas não é nenhum tipo de prescrição médica e de que não tem intenção nenhuma de substituir a ida ao médico. A ida ao médico é imprescindível.

Em suma,  as receitas foram desenvolvidas para proporcionar uma alimentação equilibrada e saborosa para os diabéticos, visando assim manter a saúde e bem estar.

Os benefícios do método são:
  • Menos restrições
  • Alimentação controlada
  • Controle do índices glicêmicos
  • Qualidade de vida
  • Opções variadas para não enjoar
  • Opções deliciosas
  • Comer o que gosta
  • Planejamento nas compras. E muito mais!

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