Cuidados Que Devem Ser Tomados Com A Chegada Do Verão

A exposição excessiva aos raios solares pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele. E só com uma proteção adequada se consegue um bronzeado saudável e duradouro. Durante o verão, os efeitos nocivos do sol afetam principalmente...

Ah!! Nada como o verão. Mas com ele também tem que chegar os cuidados especiais. A exposição excessiva aos raios solares pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele. E só com uma proteção adequada se consegue um bronzeado saudável e duradouro. Durante o verão, os efeitos nocivos do sol afetam principalmente a pele da face, pescoço, colo e braços, que são as partes mais expostas do corpo.

Para quem gosta de aproveitar as praias

No verão todo mundo gosta de aproveitar as praias. Sol, mar e areia é a combinação perfeita para quem está de férias. Mas é preciso tomar alguns cuidados! Acidentes na praia aumentam e também é preciso ficar de olho nas comidinhas e bebidas.

Nesta época do ano os riscos de contaminação na praia aumentam por causa da temperatura mais alta e o aumento de banhistas. Alguns pontos são importantes para evitar uma doença de pele, intoxicação alimentar ou problemas gastrointestinais.

Na praia, prefira produtos que passaram por calor ou industrializados.

  • Quer comer milho na praia? Evite a manteiga, pois ela fica no calor em um frasco sem informação de validade ou fabricação.
  • O sorvete também é uma ótima opção, já que é embalado e refrigerado.
  • Já o pastel, mesmo que gorduroso, é frito – a alta temperatura mata vírus e bactérias. Só preste atenção na manipulação do alimento.
  • O queijo coalho, queridinho das areias, não é uma boa opção. Apesar de passar na brasa, o aquecimento é superficial e não garante que as bactérias sejam mortas.

Bebidas batidas com leite também devem ser cortadas do cardápio da praia. Na hora de comprar a água, cheque se ela estava lacrada e peça que ela seja aberta na sua frente.

Certamente, para evitar a contaminação, a virose, leve o seu petisco pra praia em isopor ou sacola térmica. Além de mais econômico, você sabe a procedência. Biscoito polvilho, amendoim, frutas e vegetais são algumas das opções.

Saiba também:  Nesse verão, devemos redobrar a atenção com câncer de pele.

Cuidados com SOL

Os raios ultravioletas (UV) também são prejudiciais. Existem dois tipos principais para a pele:

  • o UVA, que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento,
  • o UVB, que penetra menos, e é responsável pelas manchas e pelo câncer de pele.

Para se proteger destes raios, que trazem malefícios pra pele, deve-se tomar os seguintes cuidados:

Aplicar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 15 e espalhar em camadas fartas pelas áreas mais afetadas, reaplicando a cada três horas;

Usar barreiras físicas como por exemplo, chapéu, bonés e camisas de tecido escuro, para evitar a radiação solar;

Ficar em ambientes frescos e com roupas leves;

Evitar o excesso de exposição ao sol das 10:00 h às 16:00 h.

Existem filtros modernos com grande aderência na pele e que saem pouco dentro da água. Por isso, crianças devem sempre usá-los, principalmente quando na praia ou piscina. As pessoas que tem a pele muito oleosa ou com espinhas, devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem óleo, para evitar o agravamento da acne. Já os pacientes que possuem manchas escuras (melasma ou cloasma) devem ter cuidado redobrado com o sol e usarem filtros com FPS de 45 a 60.

Cuidados Que Devem Ser Tomados Com A Chegada Do Verão

A umidade também é um fator prejudicial

As doenças de pele também são muito frequentes no verão. O excesso de umidade nos espaços entre os dedos dos pés ou nas axilas pode causar coceiras e rachaduras (as chamadas frieiras). Outra doença comum nessa época do ano é a micose, causada por fungos que habitam a água das piscinas e a areia das praias.

Para prevenir o contágio, é preciso tomar alguns cuidados:

Procure sempre andar de chinelo e se deitar sobre cangas ou toalhas quando estiver na praia.

Não deixe de secar muito bem todo corpo, principalmente as juntas e entre os dedos dos pés.

Depois da praia, tome um banho frio ou morno com sabonete neutro.

Não se esqueça do creme hidratante para refrescar a pele e evitar que ela descasque.

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.