Conheças Os Inimigos De Seus Dentes E Fique Longe Deles.

Podemos afirmar que somos reflexo dos nossos hábitos e escolhas, não é verdade?

E isso também se encaixa perfeitamente quando o assunto é saúde bucal. Afinal, uma boa rotina de cuidados com a higiene da boca é determinante para evitar futuras doenças. Porém, na correria, nem sempre conseguimos enxergar o erro dos nossos hábitos diários.

Separamos 5 atitudes que não devem ser tomadas se você deseja conquistar aquele sorriso bonito e saudável.

Conheças Os Inimigos De Seus Dentes E Fique Longe Deles.

Alteradores do pH e corantes

Refrigerantes, isotônicos e alimentos ácidos alteram o pH (índice que mede a acidez, alcalinidade ou neutralidade) da boca, tornando-o mais ácido – o ambiente bucal mais ácido favorece a ação das bactérias causadoras da cárie. Por isso, é indicada a higienização da boca na sequência. O contato com itens ácidos é tão danoso para os dentes, que até a prática de natação em piscinas é motivo de alerta. O cloro usado na água da piscina também pode prejudicar o esmalte dos dentes. O indicado é que a pessoa escove os dentes na sequência da atividade física com pasta com flúor.

Café, açaí, beterraba, vinho e outros alimentos ricos em corantes podem pigmentar e manchar os dentes. No caso das bebidas, especialistas recomendam que o consumo seja intercalado com água.

Escovação errada

Se você acha que o segredo de uma boa escovação é a força, enganou-se. O que importa é a técnica para que sejam atingidos todos os lados do dente (frente, posterior, em cima ou embaixo, e entre os dentes). Quando você coloca muita força, o organismo entende aquilo como uma agressão e causa a retração do osso e da gengiva, o que prejudica a sustentação do dente. Escovar os dentes muitas vezes ao dia também não é recomendado, o ideal é higienizá-los após as refeições.

Não trocar a escova

Por mais clichê que seja, trocar com frequência a escova de dente é fundamental. Uma vez que as cerdas comecem a se esgarçar, é hora de trocar, o que acontece, em média, a cada dois ou três meses. Quem usa aparelho pode notar um desgaste maior, precisando trocar a escova a cada 30 dias.

Roer unhas, ranger dentes

Se você tem o hábito de roer as unhas ou ranger os dentes, saiba que isso também é prejudicial, pois agrava o desgaste dos dentes, causando fraturas invisíveis que podem aumentar com o tempo.

Tabaco

O cigarro é um grande inimigo da saúde bucal. Ele causa, entre outros inúmeros malefícios, o amarelamento dos dentes, devido aos pigmentos contidos em sua fórmula e a vasoconstrição, ou seja, diminui a circulação de sangue na gengiva.

Considerações:

O tabaco causa 50 doenças diferentes, havendo muitos casos de doenças periodontais, que podem provocar até a perda do dente. Um fumante tem três vezes mais chances de desenvolver doenças na boca que um não fumante.

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.