Conheça os benefícios da deliciosa fruta do conde.

A fruta-do-conde, também conhecida como fruta-ata, pinha, anona, pinheira, ateira ou quaresma é uma fruta deliciosa com sabor adocicado que pode ser utilizada para fazer chá, suco, para consumir ao natural, assada ou cozida...

A fruta-do-conde, também conhecida como fruta-ata, pinha, anona, pinheira, ateira ou quaresma é uma fruta deliciosa com sabor adocicado que pode ser utilizada por exemplo, para fazer chá, suco, para consumir ao natural, assada ou cozida.

Antes de mais nada, dona de uma casca rígida, um formato muito peculiar e sabor bem adocicado, a tradicional pinha é uma fruta que merece muito mais atenção em nossa alimentação do dia a dia. Muito conhecida também como fruta do conde, o alimento, típico da região do cerrado, pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde, principalmente na formação e fortalecimento muscular.

Curiosidades sobre a fruta 

O nome da fruta tem origem em muda da árvore da Annona squamosa, nome científico da fruta de conde, trazida das Antilhas ao Brasil no século XVIII pelas mãos do então governador da capitania da Bahia, o Conde de Miranda.

Tão logo foi replantada em terras brasileiras, não teve dificuldade de vingar e logo suas sementes foram espalhadas por todas as regiões brasileiras. Em suma, a fruta de conde tornou-se praticante uma planta nativa das florestas brasileiras. E totalmente adaptada ao paladar brasileiro.

Benefícios da Fruta-do-conde

Benefícios Da Fruta Do Conde, Pinha, Ata Para A Saúde

A fruta de conde é rica em vitaminas do complexo B e pode ajudar a cura da gastrite.

Além de ser saborosa, possuir poucas calorias e ser fonte de vitaminas do complexo B, os benefícios da fruta incluem, principalmente, combater a prisão de ventre porque tem fibras que ajudam a regular o intestino.

Conheça mais sobre esse poderoso fruto!

  • Ajudar a baixar o colesterol porque além de fibras não tem gordura,
  • Combate o envelhecimento da pele porque tem vitamina C,
  • Diminui o cansaço porque é rica em vitaminas do complexo B,
  • Ajuda a emagrecer, pois é uma fruta com poucas calorias, sem gordura e com fibras que diminuem o apetite.

Benefícios Da Fruta Do Conde, Pinha, Ata Para A Saúde

Além desses benefícios, assim também, as sementes desta fruta também são utilizadas para soltar o intestino. Contudo, não se deve confundir a fruta-do-conde com a atemoia, pois elas são bem parecidas.

Veja mais benefícios para a nossa saúde

Pele e cabelo: Graças a presença da vitamina C, um antioxidante responsável por beneficiar a saúde da pele e cabelo, proporcionando a manutenção, hidratando e dando brilho aos fios e jovialidade à pele.

Previne a prisão de vente: dessa forma por serem frutas ricas em fibras, ajudam a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo.

Combate a anemia: A união do ferro e da vitamina C, dois nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde, potencializa a absorção do mineral no organismo, que é essencial para combater a doença.

Melhora o sistema imunológico: A fruta do conde pode ajudar a neutralizar os radicais livres e fortalecer o nosso organismo, prevenindo dores de cabeças e resfriados. Também ajuda a combater o envelhecimento precoce das células e beneficia a cicatrização de ferimentos.

Saúde dos músculos: Contudo, o consumo regular da fruta do conde pode combater a fraqueza muscular, graças a presença do magnésio e do cálcio, que também é fundamental para a saúde dos ossos, além de prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

Informação Nutricional da Fruta-do-conde

Componentes Quantidade por 100 g de

Fruta-do-conde

Energia 69 calorias
Proteínas 2,8 g
Gorduras 0 g
Carboidratos 14,24 g
Fibras 2,4 g
Vitamina A (retinol) 1 mcg
Vitamina B1 63 mcg
Vitamina B2 167 mcg
Vitamina B3 1,28 mg
Vitamina B6 0,2 mg
Vitamina C 28,1 mg
Cálcio 27 mg
Fósforo 46 mg

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.