Conheça os 7 alimentos mais ácidos que devem ser evitados em excesso.

Alguns alimentos ácidos interferem diretamente em nossa saúde. Alguns alimentos entram em nossas vidas e nos fazem morrer de amores por eles. A paixão é tamanha que nos deixa aprisionados no consumo. Entretanto, esse amor pode partir nossos corações.

Enfim, o que são alimentos ácidos?

O próprio nome já diz: são alimentos que diminuem o pH do sangue, deixando-o mais ácido e enfraquecendo o nosso sistema imunológico. E o que isso acarreta? Enfraquecimento do nosso corpo, deixando-o mais suscetível a doenças.

Mas o que vem a ser esse famosos  pH?

PH é o “Potencial Hidrogeniônico”, uma escala que mede o nível de acidez no sangue, classificando-o como neutro, ácido ou alcalino. A escala do pH varia de 0 a 14, do qual 7 (a média) é considerado neutro, 0 traduz acidez, e 14 representa alcalinidade.

Quais os alimentos ácidos que devem ser evitados?

Triamos uma lista de 7 alimentos ácidos que podem ser evitados no nosso dia a dia por diminuir o nosso pH e nos deixar aptos a doenças. São eles:

  1. Alimentos embutidos (bacon, linguiça, salame, etc.)
  2. Cerveja
  3. Refrigerante
  4. Farinha branca
  5. Pão branco
  6. Vinagre
  7. Açúcar branco

Conheça os 7 alimentos mais ácidos que devem ser evitados em excesso.

De acordo com a nutricionista Lívia Nogueira, esses alimentos devem ser evitados e, se consumidos, que seja com moderação. Já os alimentos embutidos devem ser evitados o máximo possível, principalmente por conterem substâncias potencialmente prejudiciais à saúde, além de possuírem excesso de sódio.

Os 7 alimentos citados também contribuem para o aumento do açúcar/sódio no organismo, favorecendo o desenvolvimento de doenças; como Doença do Refluxo Gastroesofágico, por exemplo; ou agravando doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

É importante a ingestão desses alimentos?

É sabido que existem os alimentos que devem ser evitados, no entanto, é importante lembrar que o pH do nosso sangue deve ser de neutro a levemente alcalino e que para isso aconteça precisamos comer não somente os alimentos alcalinos, como também os alimentos ácidos.

Os alimentos ácidos devem compor apenas 40% da nossa alimentação, em consequência, a ingestão de alimentos alcalinos deve ser feita em 60% das vezes que nos alimentamos. O equilíbrio é essencial para manter um organismo mais saudável. Neste sentido, é importante comer alimentos ácidos em uma dieta em que a ingestão de alimentos alcalinos predomina.

Quais são os  alimentos ácidos benéficos

Conheça os 7 alimentos mais ácidos que devem ser evitados em excesso.

Mas, e quando nós amamos estes alimentos? A gente sofre por eles e quer inseri-los na nossa alimentação. A nossa profissional da nutrição afirmou que alguns alimentos, apesar de serem ácidos, “precisam e devem fazer parte da nossa alimentação uma vez que possuem diversos nutrientes essenciais para mantermos uma boa saúde”, afirmou Lívia.

Entre os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação apesar de serem ácidos, estão:

  • Feijão
  • Quinoa
  • Queijo
  • Leite
  • Castanhas
  • Nozes
  • Peixe
  • Óleos vegetais
  • Alimentação saudável

Agora que você conhece os alimentos ácidos que podem ser evitados no dia a dia, vai ser mais fácil manter o pH equilibrado.

Pessoas que devem evitar alimentos ácidos

Quem tem gastrite ou úlcera, por exemplo, deve ter cuidado redobrado para não errar a mão ao comer esses alimentos. Tudo isso porque eles podem cair como uma bomba em quem tem estômago mais sensível, fazendo com que a pessoa sinta aquela azia ou queimação, que não é nada agradável!

Além da alimentação, as situações de tensão e de muito nervosismo podem piorar o funcionamento do seu estômago. Tudo isso acontece, porque em situações de tensão o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico, fazendo com que o suco gástrico fique mais ácido e agredindo ainda mais seu corpo.

Os alimentos ácidos também podem descamar a sua mucosa bucal, formando uma saburra lingual e causando a halitose, ou o mau hálito. Para resolver o problema, é bom controlar o consumo desses alimentos com um perfil mais ácido até restabelecer a mucosa!

Bem, agora você já sabe que os alimentos ácidos têm um papel fundamental na sua alimentação, também descobriu que o ideal é comer com equilíbrio, não é mesmo? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou questionamento, não deixe de compartilhá-la nos comentários! Nos encontramos em breve!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.