Colágeno: O Que É E Como Age No Nosso Corpo
Toque a ponta do seu nariz e as suas orelhas. São maleáveis, mas resistentes, não são? Aí está uma das funções do colágeno, uma proteína de origem animal que dá firmeza à pele e às cartilagens, além de outras partes do nosso ...
Toque a ponta do seu nariz e as suas orelhas. São maleáveis, mas resistentes, não são? Aí está uma das funções do colágeno, uma proteína de origem animal que dá firmeza à pele e às cartilagens, além de outras partes do nosso corpo que não são sustentadas por ossos.
Ligamentos, tendões, unhas, articulações, cabelos e intestinos também fazem parte das estruturas beneficiadas pelo colágeno, que é naturalmente produzido desde o nosso nascimento, já que tem funções essenciais.
O problema é que, com o tempo, e principalmente a partir dos 30 anos, essa produção vai caindo 1% a cada ano, até chegar a níveis bastante baixos. Por volta dos 50 anos, somos capazes de garantir apenas cerca de 35% do colágeno que precisamos.
Consequências da falta de colágeno em nosso corpo
Com o passar dos anos e a redução na quantidade de colágeno, ele é substituído por outro tecido, mais fibroso e menos elástico. Na prática, isso resulta:
- em unhas fracas;
- rugas;
- flacidez;
- perda de cabelos;
- comprometimento das articulações.
Alimentos que podem ajudar a repor colágeno
Já sabemos como é o sistema de formação de colágeno em nosso corpo, mas não custa dar uma forcinha, não é verdade? Principalmente se investirmos nos alimentos certos, como esses da lista abaixo:
- Carne vermelha;
- Frango;
- Ovos;
- Peixes;
- Queijo minas;
- Queijo cottage.
Além disso, outros fatores podem influenciar positivamente o equilíbrio físico e o bem-estar geral. Boas horas de sono, atividades físicas frequentes, beber pelo menos 2 litros de água por dia e ter uma alimentação balanceada e nutritiva são alguns deles.
Assim, e com as informações que você aprendeu aqui, é possível manter o corpo saudável e uma aparência jovial por mais tempo.
Seja o primeiro a comentar!