Chá de Cavalinha Emagrece Mesmo? Mito Ou Verdade.

Mito ou Verdade?
Emagrecer com chá de cavalinha: mito ou verdade?
Sim, o chá de cavalinha é tido pela ciência como um auxiliar no emagrecimento. Contudo, é preciso dar ênfase na palavra “auxiliar”, pois esta bebida ajuda a perder peso, mas não elimina a gordura. Calma, vamos te explicar!
Em primeiro lugar, o chá de cavalinha tem um alto poder diurético (2), ou seja, ele ajuda a eliminar o líquido retido no corpo. Sendo assim, ele aumenta o fluxo urinário e todo esse líquido armazenado sem necessidade vai embora junto com o xixi.
Isso faz com que ocorra o processo de desinchar. Com isso, é possível diminuir medidas e perceber melhora no bem-estar físico, mas não é emagrecimento de verdade. A gordura, se não for eliminada com dieta e exercícios, não vai embora apenas ao consumir chá de cavalinha.
Mas, por outro lado, estudos indicam que a cavalinha é uma planta com substâncias antioxidantes que estimulam o metabolismo. Sendo assim, é possível acelerar o metabolismo e isto ajuda a aumentar a queima de calorias e fazer o emagrecimento mais rápido e saudável.
Contudo, vale ressaltar que esse benefício de auxiliar no emagrecimento só pode ser obtido se o consumo do chá estiver em conjunto com uma alimentação saudável (pouco calórica) e a prática de exercícios físicos. Apenas tomar o chá não vai servir para emagrecer.
Benefícios desse chá
Além do benefício para a perda de peso, a cavalinha é uma planta rica em propriedades medicinais diversas. Sua composição complexa faz desta planta uma das mais famosas opções usadas na medicina alternativa e natural.
Pensando nisso, separamos para você uma lista com as principais e mais recentes descobertas saudáveis da cavalinha e do seu chá.
Vale ressaltar que os benefícios listados a seguir são comprovados pela ciência e documentados em produções originais de pesquisas realizadas por especialistas. Claro que existem outras vantagens saudáveis, mas estas ainda estão sendo estudadas ou passando por testes.
Conheça também: Receitas de Chás Gelado
É um excelente antioxidante
Pesquisas apontaram a presença de propriedades antioxidantes na composição nutricional da cavalinha (1, 3). Ou seja, substâncias benéficas que inibem a ação dos radicais livres e protegem o organismo de várias doenças, como o câncer e o envelhecimento precoce, por exemplo.
Os radicais livres são substâncias que dificultam o ciclo saudável das células. A cavalinha é ótima no combate a estas substâncias, prevenindo assim doenças como pressão alta, câncer, diabetes, Mal de Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas e o envelhecimento precoce.
Além disso, existem comprovações científicas de que consumir alimentos antioxidantes também ajuda na beleza. Eles ajudam a dar mais qualidade a pele e cabelos, por exemplo.
Recuperação de ossos quebrados e fraturas
Um dos benefícios mais peculiares do chá de cavalinha é que ele ajuda os ossos a se recuperarem de fraturas (2). Este processo de chama remineralização, que é quando os ossos quebrando usam os minerais do corpo para “consertar” os ossos quebrados.
O chá de cavalinha é uma fonte rica de minerais. E quando dizemos “fonte rica”, acredite, é muito mesmo. É possível encontrar na cavalinha os seguintes minerais: potássio, fósforo, cálcio, ácido silícico, compostos hidrossolúveis do silício e muito mais.
Do mesmo mesmo, o chá de cavalinha faz muito bem para a estrutura óssea no geral, mesmo sem nenhum osso quebrado. O seu uso está associado a ossos mais fortes e prevenção de doenças.
Mas este é aquele benefício que também tem um ônus. Os médicos acreditam que o consumo exagerado do chá também pode causar problemas nas articulações. Por isso, consuma moderadamente para obter apenas os benefícios.
Diminui a pressão arterial
Outra super vantagem do uso do chá de cavalinha é que ele é um grande hipotensor, que baixa pressão (2). Dessa forma, é um ótimo remédio natural para combater a pressão alta e ajudar na prevenção deste problema em pessoas que possuem tendência a desenvolver este mal.
É um super anti-inflamatório
Um estudo mostrou que a cavalinha possui ação anti-inflamatória bastante satisfatória (4). Dessa forma, o chá desta planta pode ser usado como auxiliar no tratamento de inflamações, aliviando também os sintomas.
Dessa forma, associa-se ainda o consumo do chá de cavalinha como o alívio de dores na lombar, ombros, costas e articulações. Pois, comumente, estas dores podem ser causadas por pequenas inflamações nessas regiões, o que acaba provocando a dor.
Atentos ás Contraindicações
O chá de cavalinha é bastante indicado para tratar de alguns problemas de saúde. Por se tratar de um chá natural, não tem muitas contraindicações sobre o seu consumo moderado. Se não houver exagero, o chá pode ser consumido sem ressalvas.
Contudo, mulheres grávidas e lactantes devem estar atentas e só consumir este chá sob a recomendação de um médico. Uma vez que pode alterar as funções de remédios e vitaminas durante a gestação.
Além disso, o chá de cavalinha também não deve ser consumido por crianças pequenas (abaixo de 10 anos), nem por quem tem problema de pressão baixa, problemas renais ou doenças graves.
Seja o primeiro a comentar!