Candidíase: Formas De Tratamento E Prevenção. Saiba Mais!

A candidíase é uma infecção por fungo, geralmente a Candida albicans, que pode afetar os órgãos genitais, boca e garganta, unhas e pele. Apesar de ser mais comum entre as mulheres,...

O que é candidíase

A candidíase é uma infecção por fungo, geralmente a Candida albicans, que pode afetar por exemplo os órgãos genitais, boca e garganta, unhas e pele. Apesar de ser mais comum entre as mulheres, a doença também pode ocorrer em homens.

O seu desenvolvimento  não é por acaso. Geralmente  um ou mais fatores que o tornam vulnerável. Assim, esses fatores podem incluir:

  • Uma dieta rica em açúcar ou carboidratos
  • Uma dieta baixa em fibras
  • Antibióticos e outros medicamentos que afetam a saúde intestinal
  • Estresse crônico
  • Diabetes descontrolado
  • Outros distúrbios digestivos
  • Alta exposição química

Leia também: Dieta rica em fibras

Sintomas da candidíase

A candidíase vaginal, forma mais conhecida da doença, causa corrimento esbranquiçado e espesso, coceira e vermelhidão na região da vagina e dor durante as relações sexuais. Contudo, a situação é similar em outros tipos da doença, com casos de coceira e aparição de manchas brancas. 

Como prevenir uma infecção por fungos vaginal:
  • Vestindo roupa interior de algodão
  • Evitando roupas íntimas apertadas feitas de fibra sintética, como nylon
  • Evitando o uso diário de meias-calça
  • Usando papel higiênico branco, não perfumado
  • Mantendo a área genital limpa
  • Usando uma toalha (não um secador de cabelo) para secar a área genital
  • Removendo um maiô molhado o mais rápido possível depois de nadar
  • Evitando duchas e sprays de higiene feminina
  • Usar absorventes ou tampões higiênicos sem perfume
Tratamento 

O tratamento da candidíase é um procedimento normalmente simples. Num primeiro momento, o médico especialista recomenda o uso de cremes ou pomadas antifúngicas sobre a região infectada e irritada. Em caso de persistência das lesões, é possível a prescrição de alguns medicamentos.

Remédios para candidíase

Há diferentes tipos de remédios que podem ser receitados para o combate da candidíase. O mais comum deles é o fluconazol. Alguns outros medicamentos possivelmente utilizados no tratamento da doença são itraconazol e cetoconazol.

Candidíase: Formas De Tratamento

Tratamento caseiro da candidíase

O tratamento também não é bicho de sete cabeças: Em princípio costuma ser feito com cremes antifúngicos ou medicações orais. Porém a candidíase pode voltar a se manifestar (chamada de candidíase de repetição). Neste caso, o tratamento é mais prolongado e pode ser necessário mudanças na dieta, além de uso do creme e antifúngico por meses.

Certamente, como muitas doenças que acometem nosso organismo, a prevenção continua sendo o melhor remédio. Além de controlar a imunidade, por exemplo com ingestão de vitaminas e minerais adequados, é importante evitar o açúcar e a farinha branca, dormir bem e praticar exercícios físicos.

Candidíase e gravidez

Caso você esteja tentando engravidar saiba que a candidíase não interfere, mas é importante ficar de olho nos sintomas e começar o tratamento o quanto antes.

Se você já estiver grávida, não se preocupe porque  certamente seu corpo está passando por uma grande mudança, tanto psicológica quanto física/hormonal e você pode ficar mais suscetível a ter candidíase na gravidez. Futuras mamães, é importante sempre procurar o seu médico.

Candidíase no homem

Mais comum em mulheres, ela também pode afetar os homens. A candidíase masculina (ou peniana) provoca erupções cutâneas, dores leves e coceira no pênis, principalmente na glande. O tratamento é idêntico ao realizado em mulheres e a taxa de cura é similar também.

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.