Câncer de Mama: Porque A Alimentação É Tão Importante.

Câncer de mama e má alimentação tem alguma relação? Sabemos que alimentação e estilo de vida saudáveis são de grande importância na manutenção da saúde e prevenção de doenças. Certamente com esse tipo de câncer não é diferente não é diferente, porém alguns alimentos podem ser especialmente bons no quesito prevenção ao câncer de mama.

Veja também:  Homem também tem câncer de mama.

Vamos ver alguns dos alimentos para a saúde da mama e por que vale a pena incorporá-los na nossa alimentação.

Câncer de mama e alimentação

Câncer de Mama: Alimentos Para a Saúde da Mama

Afinal, são vários os  fatores que podem levar ao desenvolvimento do câncer, como:

  • características genéticas,
  • idade,
  • raça,
  • histórico familiar,

Fatores de risco que podem ser mais controlados, como:

  • excesso de peso,
  • consumo de álcool,
  • falta de atividade física
  • dieta pouco saudável, e é aí que entra a prevenção.
Alimentos para a saúde da mama
  • Dieta rica em vegetais 

Estudos apontam que uma dieta rica em frutas e verduras e menor consumo de carne vermelha pode ser de grande valia na prevenção de câncer de mama e outras doenças.

Isso porque menores índices de receptores de estrogênio reduziriam o risco em até 20%. A baixa ingestão de gordura saturada também contribuiria para o controle do peso, outro fator de risco da doença.

  • Vegetais ricos em vitamina A (carotenoides, betacaroteno e alfacaroteno)

Consumir alimentos como:

  • cenoura,
  • abóbora,
  • couve,
  • brócolis,
  • repolho,
  • acelga,
  • batata doce,
  • folhas verdes, especialmente antes da menopausa, seria capaz de reduzir os riscos em até 17%.

Para isso, o ideal é que se coma pelo menos 2 porções dos vegetais diariamente.

  • Alimentos ricos em ômega 3 

O consumo desse tipo de alimento, como:

  • salmão,
  • anchovas,
  • sardinhas,
  • cavala, que são boas fontes do ácido graxo essencial.

Teria uma ação protetora das células, inibindo a formação de tumores em até 14%.

  • Alimentos antioxidantes 

Sabemos que os antioxidantes presentes na alimentação (vitamina A, C e E e os minerais selênio e ácido fólico) são fundamentais no combate aos radicais livres, que estão relacionados com doenças decorrentes do processo oxidativo do corpo como doenças degenerativas – o câncer de mama é uma delas.

Para aumentar o aporte desses nutrientes, invista em frutas vermelhas e cítricas, chá verde, romã, cacau, uva e tomate. A castanha do Pará é uma boa fonte de selênio, já os feijões, lentilha, gérmen de trigo, levedo de cerveja e folhas verde escuras (brócolis, espinafre, escarola, agrião) são boas fontes de ácido fólico e outros nutrientes.

É muito IMPORTANTE evitar alimentos industrializados, fumo, álcool e excesso de sol, dando preferência a alimentos orgânicos e naturais.

Alimentos in natura ou minimamente processados

Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação. Definitivamente os alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, bem como, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.

Em teoria, todo mundo deveria seguir uma dieta balanceada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos formando um prato bastante colorido. Na prática, entretanto, as coisas funcionam de forma bem diferente e a maioria das pessoas só percebe a importância dos bons hábitos alimentares quando aparece alguma doença. Entre elas, o câncer de mama.

 

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