Câncer de Mama: Porque A Alimentação É Tão Importante.
Câncer de mama e má alimentação tem alguma relação? Sabemos que alimentação e estilo de vida saudáveis são de grande importância na manutenção da saúde e prevenção de doenças. Certamente com esse tipo de câncer não é diferente não é diferente, porém alguns alimentos podem ser especialmente bons no quesito prevenção ao câncer de mama.
Veja também: Homem também tem câncer de mama.
Vamos ver alguns dos alimentos para a saúde da mama e por que vale a pena incorporá-los na nossa alimentação.
Câncer de mama e alimentação
Afinal, são vários os fatores que podem levar ao desenvolvimento do câncer, como:
- características genéticas,
- idade,
- raça,
- histórico familiar,
Fatores de risco que podem ser mais controlados, como:
- excesso de peso,
- consumo de álcool,
- falta de atividade física
- dieta pouco saudável, e é aí que entra a prevenção.
Alimentos para a saúde da mama
- Dieta rica em vegetais
Estudos apontam que uma dieta rica em frutas e verduras e menor consumo de carne vermelha pode ser de grande valia na prevenção de câncer de mama e outras doenças.
Isso porque menores índices de receptores de estrogênio reduziriam o risco em até 20%. A baixa ingestão de gordura saturada também contribuiria para o controle do peso, outro fator de risco da doença.
- Vegetais ricos em vitamina A (carotenoides, betacaroteno e alfacaroteno)
Consumir alimentos como:
- cenoura,
- abóbora,
- couve,
- brócolis,
- repolho,
- acelga,
- batata doce,
- folhas verdes, especialmente antes da menopausa, seria capaz de reduzir os riscos em até 17%.
Para isso, o ideal é que se coma pelo menos 2 porções dos vegetais diariamente.
- Alimentos ricos em ômega 3
O consumo desse tipo de alimento, como:
- salmão,
- anchovas,
- sardinhas,
- cavala, que são boas fontes do ácido graxo essencial.
Teria uma ação protetora das células, inibindo a formação de tumores em até 14%.
- Alimentos antioxidantes
Sabemos que os antioxidantes presentes na alimentação (vitamina A, C e E e os minerais selênio e ácido fólico) são fundamentais no combate aos radicais livres, que estão relacionados com doenças decorrentes do processo oxidativo do corpo como doenças degenerativas – o câncer de mama é uma delas.
Para aumentar o aporte desses nutrientes, invista em frutas vermelhas e cítricas, chá verde, romã, cacau, uva e tomate. A castanha do Pará é uma boa fonte de selênio, já os feijões, lentilha, gérmen de trigo, levedo de cerveja e folhas verde escuras (brócolis, espinafre, escarola, agrião) são boas fontes de ácido fólico e outros nutrientes.
É muito IMPORTANTE evitar alimentos industrializados, fumo, álcool e excesso de sol, dando preferência a alimentos orgânicos e naturais.
Alimentos in natura ou minimamente processados
Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação. Definitivamente os alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, bem como, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
Em teoria, todo mundo deveria seguir uma dieta balanceada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos formando um prato bastante colorido. Na prática, entretanto, as coisas funcionam de forma bem diferente e a maioria das pessoas só percebe a importância dos bons hábitos alimentares quando aparece alguma doença. Entre elas, o câncer de mama.
Seja o primeiro a comentar!