Câncer De Esôfago: Saiba Como Identificar Esse Tipo de Câncer.

Na maioria dos casos, os cânceres do esôfago são diagnosticados em função dos sintomas. O diagnóstico em pessoas assintomáticas é raro e geralmente acidental. Infelizmente, a maioria dos cânceres de esôfago ...

O Câncer de esôfago por sua vez é em algumas vezes diagnosticados em função dos sintomas. O diagnóstico em pessoas assintomáticas é raro e geralmente acidental. Infelizmente, a maioria dos cânceres de esôfago não causam sintomas até que tenham atingido um estágio avançado, quando eles são mais difíceis de serem tratados.

Tipos de câncer de esôfago

Os tipos  mais comuns são o carcinoma de células escamosas, também conhecido por carcinoma epidermoide e o adenocarcinoma.

  • O carcinoma epidermoide é o tipo mais comum, afetando principalmente a parte superior do esôfago, sendo comum em fumadores e alcoólatras.
  • O adenocarcinoma surge na maioria dos casos na porção que junta o esôfago ao estômago e é frequente em pacientes com refluxo gástrico crônico, esôfago de Barrett e em caso de obesidade, por exemplo, tendo um melhor prognóstico.
Estágios do câncer 

Ele pode ser classificado em:

  • Estágio I – Onde o tumor tem cerca de 3 a 5 mm e sem metástases, com maiores chances de cura;
  • No II – Quado está com mais de 5 mm e sem metástases com algumas chances de cura;
  • Estágio III – Espessamento da parede esofágica que afeta o tecido em redor do esôfago com poucas chances de cura;
  • Estádio IV – Presença de metástases pelo organismo, com muito poucas chances de cura.

Porém, estes estágios podem ser descritos mais detalhadamente segundo o tipo de câncer de esôfago que foi diagnosticado pelo médico.

Saiba também: https://kakasaude.com.br/sintomas-iniciais-do-cancer-de-garganta/

Dificuldade de Deglutição

O sintoma mais comum desse tipo de câncer é o problema da deglutição, sendo que a sensação de que a comida está presa na garganta, denominada disfagia. A disfagia é geralmente um sintoma causado por um câncer já de tamanho considerável.

Certamente quando a deglutição se torna difícil, as pessoas costumam mudar a dieta e os hábitos alimentares sem perceber, passam a comer pequenas porções e a mastigar os alimentos lentamente, com mais cuidado e por mais tempo. As pessoas tendem a comer alimentos mais macios, evitando pão e carne. O problema da deglutição pode piorar a ponto de algumas pessoas trocarem os alimentos sólidos por uma dieta líquida.

Dor no Peito

Às vezes, as pessoas queixam-se de dor ou desconforto na parte central do tórax. Bem como já outras descrevem uma sensação de pressão ou queimação no peito. Estes sintomas são frequentemente causados por outros problemas, como azia, e assim eles raramente são vistos como um sinal de que uma pessoa pode ter câncer.

Engolir pode tornar-se doloroso quando o tumor é volumoso e limita a passagem dos alimentos pelo esôfago.

Perda de Peso

Cerca da metade dos pacientes com esse câncer perdem peso, visto que sem fazer qualquer dieta alimentar.

Certamente isso acontece porque os problemas de deglutição não permitem que eles se alimentem adequadamente. Logo,  outros fatores incluem uma diminuição do apetite e um aumento no metabolismo próprio do câncer.

Sinais E Sintomas Do Câncer De Esôfago

Outros Sintomas

Outros sintomas possíveis que esse tipo de câncer podem incluir:

  • Rouquidão.
  • Tosse persistente.
  • Vômitos.
  • Soluços.
  • Pneumonia.
  • Dor óssea.
Hemorragia

Ter um ou mais destes sintomas não significa que a pessoa tenha esse câncer. Na verdade, muitos destes sintomas são causados ​​por outras condições clínicas. Ainda assim, se você tiver algum destes sintomas, principalmente dificuldade para engolir, contudo é importante que seja acompanhado por um médico para que a causa possa ser diagnosticada e tratada.

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.