Bolo fitness de aipim com coco pra te ajudar na dieta. Delicioso!

O bolo de aipim, também conhecido como bolo de mandioca ou macaxeira em outras partes do Brasil, é um bolo típico, assim como o bolo de fubá.

Trata-se de um bolo caseiro muito simples de ser preparado, além de ter um sabor inigualável. Abaixo separamos uma receita de bolo de aipim light, acompanhe e prepare em casa para servir as visitas. Bom apetite!

E quem resiste?

Bolo quentinho com café, tem como resistir? Uma das combinações mais tradicionais para lanches da tarde, também pode ser uma escolha saudável para sua dieta.

Leia também: Escondidinho de carne seca light 

Essa é uma excelente receita para você que não consegue viver longe de doces comer sem culpa. O bolo de aipim com coco dá aquela certeza de que existe amor em forma de doces.

Vamos ver 3 benefícios do aipim/mandioca

 Bolo fitness de aipim com coco pra te ajudar na dieta. Delicioso!

Combate à desnutrição:

Certamente, essa planta é tão rica em nutrientes, que em alguns países mais pobres e com alimentação escassa, até as suas folhas são aproveitadas.

Previne o estresse:

Por ser muito rico em carboidratos, o aipim aumenta os níveis de serotonina do nosso organismo. A serotonina é um neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar.

Fonte energética:

Por conter ferro, carboidratos e vitaminas do complexo B é uma fonte de energia ideal pra quem pratica atividades físicas. Tem quase duas vezes mais calorias que a batata, por exemplo. Contudo, é  mais proteica que o inhame, a batata e a banana.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 500 g de aipim (mandioca/macaxeira) ralado cru (tem que ser do branco, se for do amarelinho vira purê)
  • 1 xícara e 1/4 de xilitol
  • 1 xícara de coco ralado fresco
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 300 ml de leite de coco caseiro
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer

Logo depois, misture o aipim ralado, o coco ralado e o leite de coco. Reserve. Bata os ovos, o xilitol ou demerara e o óleo de coco até formar uma mistura esbranquiçada.

Por último adicione a mistura de aipim e incorpore o fermento. Coloque em forma untada de 25 cm e leve ao forno 180 graus por 30 minutos.

 Bolo fitness de aipim com coco pra te ajudar na dieta. Delicioso!

Mais considerações sobre a mandioca/aipim

A mandioca é um vegetal ou tubérculo de raiz rica em amendoim. Nativo da América do Sul, é uma importante fonte de calorias e carboidratos para pessoas em países em desenvolvimento.

É cultivada em regiões tropicais do mundo devido à sua capacidade de suportar condições de crescimento difíceis – na verdade, é uma das culturas mais tolerantes à seca.

Nos Estados Unidos, a mandioca é muitas vezes chamada de yuca e também pode ser referida como mandioca ou araruta brasileira.

A parte mais comumente consumida da mandioca é a raiz, que é muito versátil. Pode ser comido inteiro, ralado ou moído em farinha para fazer pão e bolachas.

Além disso, a raiz da mandioca é bem conhecida como a matéria-prima utilizada na produção de tapioca e garri, produto similar à tapioca.

Indivíduos com alergias alimentares muitas vezes se beneficiam do uso da raiz de mandioca em cozinhar e assar, pois é livre de glúten, sem grãos e sem nozes.

Uma nota importante é que a raiz de mandioca deve ser cozida antes de ser comida. A mandioca crua pode ser venenosa, o que será discutido em um capítulo posterior.

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.