Bolinho De Legume Sem Glúten: Delicioso E Rico Em Benefícios.

Bolinho De Legume Sem Glúten: Delicioso E Rico Em Benefícios.

O glúten é uma proteína presente em cereais como centeio, trigo, aveia, malte e cevada que fazem parte de diversos alimentos presentes no dia a dia de muitas pessoas, como pães, bolos, massas, granolas, chocolates e até mesmo uma deliciosa cervejinha.

Porém, o glúten pode ser um grande problema para pessoas portadoras da doença celíaca, que têm graves reações alérgicas a ele, e também tem sido cada vez mais evitado por quem pretende emagrecer e levar uma vida mais saudável, já que a substância pode provocar dores de cabeça, prisão de ventre, gases, sensação de estufamento e muito mais.

A boa notícia é que hoje o glúten pode ser facilmente substituído em dietas (tanto para perder peso quanto para os intolerantes) com o uso de ingredientes como farinha de amêndoas, de coco, de linhaça, quinoa, amaranto, banana verde, frutas, vegetais, derivados do milho, entre outras diferentes opções.

Veja também: Sinais de Intolerância ao Glúten

Alimentos sem glúten

Frutas:

Açaí, maçã, damasco, banana, amora, mirtilo, meloa, alfarroba, cereja, cranberry, groselha, tâmara, figo, uva, goiaba, melão, kiwi, kinkan, limão, lima, mexerica, manga, laranja, mamão papaia, maracujá, pêssego, pêra, abacaxi, ameixa, caqui, marmelo, framboesa, morango, tamarindo, tangerina, melancia.

Legumes e verduras:

Alfafa, alga, araruta, alcachofra, rúcula, aspargo, abacate, feijão, brócolis, couve de bruxelas, couve-flor, repolho, cenoura, aipo, milho, pepino, berinjela, alho, feijão verde, couve, alface, cogumelos, quiabo, cebola, salsa, ervilha, pimenta, batata inglesa e doce, abóbora, rabanete, espinafre, nabo, agrião.

Carnes:

Jacaré, vaca, búfalo, galinha, pato, cabra, ganso, cordeiro, porco, coelho, cobra, peru, codorna, vitela, ovos.

Laticínios:

Manteiga, caseína, queijo, creme, leite, creme azedo, iogurte puro e sem sabor, soro de leite.

Farinhas:

Farinha de amêndoas, amaranto, araruta, farinha de feijão, besan, arroz integral, farinha de arroz integral, trigo sarraceno, mandioca, farinha de milho, fubá, amido de milho, farinha de ervilha, polenta, pipoca sem cobertura, farinha de batata.

Sementes:

Semente de algodão, semente de linhaça, milhete, quinoa, arroz, sagu, teff.

Outros:

Levedo, Iúca, álcool (menos a cerveja), bicarbonato de sódio, ervas, mel, geleia, gelatina, sucos naturais, castanhas, óleos, sementes, a maioria dos temperos, calda, baunilha, vinagre, vitaminas, vinho, goma xantana.

Benefícios
  • Ajuda a regular a digestão.
  • Diminui os sintomas de diarreia, refluxo e cólicas.
  • Emagrecimento de forma rápida.
  • Diminui as inflamações causadas por doenças imunológicas.
  • Diminui a fome e compulsão.
  • Combate a obesidade.
  • Evitam danos nos ossos.
  • E evita a anemia.

Confira uma receitinha rápida e super saborosa sem glúten.

Bolinho sem glúten

Ingredientes:

3 batatas cozidas, 6 cenouras cozidas, 1 cebola picada, 2 colheres de salsinha picada, sal, pimenta, 2 colheres de óleo vegetal

Preparo:

Coloque as batatas e cenouras em uma panela e cubra com água, tempere com sal, tampe e deixe cozinhar.

Logo, pique a cebola bem fininha. Aqueça o óleo em uma frigideira coloque a cebola picada para fritar temperando com um pouco de sal.

Depois de cozinhar, coloque a água da batata e a cenoura para bem.

Coloque as batatas e cenouras em um prato fundo e amasse com garfo. Não use outro utensílio para amassar, se não, a massa pode ficar muito pastosa. Adicione a cebola frita, verifique o tempero numa massa firme e fácil de modelar. Se a sua massa não ficar firme assim, adicione um pouco de farinha.

Modele os bolinhos em formato de croquete e coloque em forma untada com óleo. Leve os bolinhos para assar em um forno pré-aquecido a 180 C por mais 30 minutos

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