“Barriguinha”: Não Combina Com Qualidade de Vida

A “barriga” se forma basicamente por um motivo: a falta de atividade física, reflexo do estilo de vida atual, no qual a pessoa fica a maior parte do tempo em repouso — é o chamado sedentarismo.

Outro ingrediente da “barriga”: É a ingestão de alimentos com grande quantidade de calorias. Como o corpo não “queima” esta energia, ela se transforma em depósitos corporais, sob a forma de gordura. O depósito de gordura na região abdominal é chamado de androide, diferente da localizada nos quadris, coxas e glúteos —denominada ginecóide. Mas há também a gordura visceral, depósitos adiposos que se formam nas paredes de órgãos internos como o intestino, o fígado e o pâncreas e que podem provocar problemas cardiovasculares (hipertensão, enfarte) e deflagrar o diabetes.

O QUE FAZER?

Os especialistas são unânimes em explicar que não há receitas milagrosas para acabar com a “barriguinha” e indicam duas estratégias fundamentais: reeducação alimentar e prática cotidiana de exercícios físicos aeróbios. Mas as duas em conjunto, pois são ações complementares.

NA ALIMENTAÇÃO, EVITE:

• Consumo de bebidas alcoólicas, devido à quantidade de calorias que possuem;

• Doces e frituras em excesso;

• Fazer refeições muito calóricas, principalmente à noite •

Alimentos causadores de gases como refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, enlatados, carne vermelha e embutidos (linguiça, presunto, salame, salsicha etc);

• Alimentos que retêm líquidos, como embutidos, sal em excesso e alimentos processados;

• Transformar em hábito a ingestão de alimentos e líquidos em porções exageradas, pois resulta no aumento do estômago. Em consequência, para ter a sensação de estar saciado, a pessoa precisará ingerir uma quantidade maior de comida —boa parte desta energia não será gasta e se transformará em gordura.

COMA MENOS!

• Procure fazer mais refeições (cinco a seis por dia), com menores porções e poucas calorias. O maior fracionamento da dieta também contribui para um melhor funcionamento intestinal, uma vez que com ele o estímulo da função intestinal será constante.

COMA MELHOR!

• As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular, evitando que a barriga fique dilatada e dolorida. (Exemplos: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições).

• Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica, reduzindo o inchaço (Exemplos: chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino)

barriguinha

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ATIVIDADE FÍSICA

• Incorpore ao seu dia a dia a prática de uma atividade física aeróbia (caminhada, corrida, natação, bicicleta etc…), pelo menos três vezes por semana, durante, pelo menos, trinta minutos.

• Exercícios abdominais apenas não servem para perder barriga. Eles fortalecem a musculatura abdominal, mas deixam intacta a camada de gordura à sua frente.

• Não esqueça que, antes de qualquer prática esportiva, é necessário um exame médico e o acompanhamento de um profissional de Educação Física.

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1 Comentário

  1. Eunice maria de lima disse:

    Eu quero perde a minha barriga

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