Aprenda o que fazer para amenizar a celulite! Dicas Infalíveis.

A celulite é um terror para toda mulher! Mas afinal, o que é celulite?

Esses furinhos indesejados que surgem no corpo, deixando-o com má aparência e abalando a autoconfiança, nada mais são do que alterações causadas graças ao acúmulo de gordura hipodérmica sob a pele. Ou seja, a gordura preenche o espaço entre a pele e a fibra muscular.

Dessa forma, gordura, água e toxinas se acumulam nas células, fazendo com que elas fiquem cheias e endurecidas, causando ondulações, marcas ou a aparência de casca de laranja.

Veja também: Sucos para prevenir a celulite

A Lipodistrofia Ginóide, nome técnico da celulite, surge principalmente nas mulheres, evidenciando-se, geralmente, nas áreas das coxas, abdômen e nádegas — e está entre as questões estéticas que mais incomodam.

É classificada como leve, moderado ou grave, dependendo de alguns fatores, como:

  • número e profundidade de depressões;
  • presença de lesões elevadas;
  • existência de flacidez.

como eliminar as estrias

Normalmente, os seus sintomas são estéticos mas, em casos mais graves, também podem gerar dor e sensibilidade.

O que faz com que ela apareça?

São diversos os fatores que desencadeiam o seu surgimento, com destaque para o excesso de gordura, mas há outras causas determinantes, como:

  • falta de exercícios,
  • má alimentação;
  • ação dos hormônios.

Segundo os dermatologistas, a má circulação é um dos fatores genéticos que podem agravar esse acúmulo de gordura. Com a diminuição do fluxo de sangue ocorre a separação do colágeno, facilitando que a gordura vá para a superfície da pele.

A celulite ocorre mais em mulheres do que em homens, pois a estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que é o responsável por unir outros tecidos, facilita o seu surgimento, diferentemente da estrutura masculina.

As principais causas do problema são:

  • fatores genéticos;
  • problemas circulatórios;
  • sedentarismo;
  • alimentação rica em gordura;
  • aumento dos níveis de estrogênio;
  • estresse.

Como fazer para amenizar a celulite?

Esse é um problema que, infelizmente, não tem cura. No entanto, é possível amenizar os sintomas a partir de atitudes e tratamentos adequados.

O melhor a fazer é se prevenir, adotando uma dieta equilibrada, rica em fibras e com pouco consumo de açúcares, sal e gorduras saturadas. Além disso, é importante beber bastante líquido, evitar bebidas alcoólicas e não fumar. Os exercícios físicos também são fundamentais para ajudar nessa prevenção.

Além de procurar evitar o surgimento de novas marcas, quem já sofre com a celulite pode recorrer a inúmeros tratamentos que prometem amenizar a aparência. Abordamos alguns deles a seguir!

Aprenda o que fazer para amenizar a celulite! Xô Celulite!

Xô Celulite!

Cremes

Os cremes têm menor custo do que os demais tratamentos e, dependendo do grau da celulite, podem melhorar bastante o seu aspecto. Entretanto, para que bons resultados sejam obtidos, é necessário que os componentes ativos e a concentração da fórmula sejam adequados.

Nem sempre esses produtos são suficientes, pois eles não conseguem chegar à camada gordurosa. E ao utilizá-los, é necessário providenciar uma aplicação correta, com massagens a fim de ativar a circulação.

Drenagem linfática

Embora não seja tão eficiente nos casos mais avançados, a drenagem pode ser uma boa alternativa para quem está em um nível inicial de celulite, gerando ótimos resultados, diminuindo a sensação de inchaço e contribuindo para a prevenção, pois promove a melhora da circulação sanguínea.

Endermologia

A Endermologia é um processo composto por um sistema de sucção e dois rolos, que fazem movimentos circulares, provocando a drenagem linfática. Por meio desse tratamento não invasivo ocorre a diminuição da celulite, sendo indicado para os casos mais leves.

Radiofrequência

É um aparelho que utiliza radiação eletromagnética de alta frequência, fazendo com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura e diminuindo o acúmulo de gordura. É considerado um dos tratamentos não invasivos mais eficazes em todos os graus de celulite.

Cirurgia a laser

O procedimento consiste em destruir a gordura localizada por meio da aplicação de laser, ajudando na melhora da aparência e no estímulo da produção de colágeno. É um tratamento invasivo, com utilização de anestesia local. Indicado para quem precisa de intervenções mais intensas.

Subcisão

Técnica cirúrgica realizada em consultórios, corrige alterações no relevo da pele — inclusive as celulites em grau mais avançado. É um procedimento que rompe as divisões fibrosas que causam os furos na pele. Não é um tratamento tão simples, causando dor e deixando hematomas.

Lipocavitação

É um tratamento feito com auxílio de ultrassom, com a finalidade de reduzir a gordura localizada em todas as áreas do corpo. Por meio da energia ultrassônica, são geradas bolhas dentro das células de gordura, causando agitação e provocando o rompimento delas.

Medicamentos

Além dos diversos tipos de tratamentos, cirúrgicos ou não, existem alguns medicamentos que amenizam as celulites. Esses remédios prometem destruir o acúmulo de gordura e trazer um bom aspecto para o corpo.

É bom lembrar que, somente com a orientação de um médico, será possível identificar o grau do problema e qual tratamento é o mais adequado para você. Não se automedique e, se tiver qualquer dúvida, procure ajuda de um especialista.

Além dos medicamentos, tratamentos e cremes, alguns alimentos, se consumidos regularmente, podem trazer bons resultados e colaborar para que o aspecto da celulite seja amenizado. São eles:

  • folhas escuras;
  • oleaginosas;
  • água de coco;
  • chá verde;
  • salmão;
  • sardinha;
  • atum;
  • maçã;
  • abacaxi;
  • frutas vermelhas.​

Não se esqueça de que o mais importante é manter um estilo de vida saudável, realizando uma boa alimentação e sempre praticando exercícios físicos. Além disso, lembre-se de que bons resultados, muitas das vezes, só ocorrem quando há uma boa combinação — associando cremes, massagens e o que mais for indicado para você. Seguindo assim, logo alcançará uma excelente melhora.

Gostou do texto? Agora que você conheceu algumas dicas de como amenizar a celulite, aproveite e aprenda sobre A Alimentação Fitness: Um Guia Completo Para Iniciantes. Uma forma saudável de emagrecer e manter a sua saúde em dia!

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.