Aprenda a fazer um tempero caseiro anti-inflamatório.

Muitas vezes o tempero caseiro é o segredo de uma comidinha deliciosa! Os cheiros, as cores, os sabores… Tudo se mistura em uma alquimia saborosa para dar o tom certo a qualquer prato.

Veja também: Congele temperos no azeite.

Mas… sabemos que aqueles  que compramos prontos são cheios de sódio, conservantes e muitas químicas maléficas ao organismo. Ao mesmo tempo, não é todo dia que temos disponibilidade para higienizar, secar e picar legumes, folhas e tudo que possa temperar nossos pratos. Um tempero já pronto facilita bastante a vida.

Aprenda a fazer um tempero caseiro anti-inflamatório.

Certamente consumir sal demais – todo mundo sabe – por exemplo pode causar aumento da pressão arterial. A hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde, é a responsável por 50% dos infartos, 80% dos AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e 25% dos casos de insuficiência renal.

Sabe aquele tipo caseiro, versátil que vai bem em omeletes, arroz, salada ou qualquer outro alimento? Melhor ainda se ele ainda tiver propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antimicrobiana e ser antioxidante. Pois com a escolha certo dos ingredientes dá para ter tudo isso em um potinho. Ele é realmente prático, além de garantir um sabor especial mesmo naquela refeição rápida do dia a dia.

Especiarias aromáticas

Contudo, as especiarias e ervas aromáticas naturais substituem com muitas vantagens os  industrializados, que trazem sódio e aditivos desnecessários como o glutamato monossódico.

Quando falamos de especiarias e ervas aromáticas, logo, devemos levar em consideração o poder dos aromas. É sempre bom ter variados tipos  na sua despensa, afinal, ninguém quer viver uma vida sem sabor. A mistura dura até cinco dias armazenada em um pote de vidro na geladeira

Receita Power

Ingredientes:

  • 2 cebolas brancas;
  • 8 dentes de alho;
  • 2 colheres (sopa) de cúrcuma
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  •  pimentão verde ou vermelho
  • 1 punhado de cheiro verde
  • Sumo de 2 limões;
  • 2 colheres (sopa) de azeite

Como fazer

Em seguida, jogue tudo no liquidificador ou no processador e bata até formar a consistência de pasta.

Benefícios de cada ingrediente:

Cúrcuma: é um rizoma (caule subterrâneo) parecido com o gengibre, mas de cor bem alaranjada. É fácil encontrá-la desidratada e em pó. Ela possui ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. Na medicina indiana, ela é usada no combate a diversos males, como problemas nas vias aéreas, infecções bacterianas e alterações no fígado.

Cebola: tem excelente poder antibacteriano, além de ter propriedades expectorante e ser rica em minerais como cálcio, magnésio e potássio.

Alho: possui efeito antibacteriano, antiviral e fungicida, além de ser um antioxidante poderoso.

Pimenta-do-reino: a especiaria possuir propriedades antibacterianas e, por ter piperina, melhora a absorção de nutrientes como o selênio, a vitamina A, vitamina C e o betacaroteno.

Pimentão verde e vermelho: o vegetal também tem propriedade antioxidante e contém vitaminas A e C.

Cheiro verde: a mistura de salsa e cebolinha possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser rica em vitamina A, cálcio, vitaminas C, E e do complexo B.

Dicas importantes:

Portanto, uma boa dica é trocar o sal refinado pelo sal marinho, que não passa por  exemplo por processos de branqueamento e refinamento e mantém todos os micro minerais e nutrientes.

Gersal

Feito com gergelim moído e uma pitada de sal, o gersal é uma boa alternativa para quem deseja reduzir o uso de sal à mesa. Uma das vantagens é que o gergelim potencializa o sabor do sal e evita o seu consumo em excesso. Além de tudo, é um tempero rápido e fácil de preparar.

 

 

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.