Alimentos Que Não Devem Ser Reaquecidos. Um Perigo Para Saúde.

Alguns alimentos não devem ser reaquecidos  pois causam algum prejuízo, danos para nossa saúde.

A melhor maneira de comer os vegetais é em seu estado cru. Se você quiser cozinhá-los, lembre-se de não requentá-los mais tarde para não correr riscos desnecessários.

Alimentos reaquecidos são um bom hábito para contribuir para a redução do desperdício de toneladas de comida que acontece diariamente a nível global. Porém, há alguns alimentos que quando reaquecidos devem ser evitados.

Alimentos reaquecidos

No caso dos alimentos quando reaquecidos é muito importante saber que nem sempre eles são recomendáveis, pois existem algumas comidas que podem ser tóxicas quando são submetidas a altas temperaturas.

Sabendo que muitas pessoas ainda desconhecem quais são esses alimentos, hoje decidimos compartilhar uma lista onde se esclarece por que podem ser prejudiciais.

Espinafre

Alimentos Que Não Devem Ser Reaquecidos. Um Perigo Para Saúde.

Alimentos que não devem ser reaquecidos

A melhor maneira de comer espinafre é quando está fresco e, de preferência, crua. Existem várias receitas, vitaminas, saladas e cremes, que permitem aproveitá-lo sem a necessidade de aquecê-lo.

Isso porque, quando submetemos este vegetal ao processo de aquecimento ou reaquecimento, seu teor de nitratos se transforma em nitritos e isso pode ser prejudicial à saúde.

Também pode te interessar: Alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo.

Aipo

Em geral, o aipo é usado de forma semelhante ao espinafre, mas também é comum adicioná-lo em sopas ou cremes quentes. Nestes últimos casos, o melhor é consumi-lo recém preparado evitando deixar sobras para reaquecer mais tarde.

Como o vegetal anterior, o aipo também contém nitratos que podem ser prejudiciais à saúde ao serem reaquecidos.

Os nitritos são um componente associado com o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, embora seja esclarecido que eles somente podem chegar a esses extremos quando consumidos em excesso.

Assim, a melhor maneira de tirar 100% de proveito das propriedades do aipo é em sua forma crua.

Ovo

Por serem um alimento pequeno e de fácil preparo, raramente restam sobras para requentar.

Por outro lado, muitos acham que não é uma boa ideia fazê-lo. Isso porque, quando perdem sua frescura, mudam de odor, sabor e textura.

Além disso, quando os ovos são submetidos a altas temperaturas no processo reaquecimento, podem liberar compostos tóxicos para o organismo.

Beterraba

Durante anos, este alimento tem sido avaliado na medicina alternativa por seu alto teor de nutrientes essenciais e compostos antioxidantes.

No entanto, também têm uma quantidade mínima de nitratos que, embora sejam inofensivos, o melhor é não submetê-los às altas temperaturas para evitar riscos.

Além disso, o que os especialistas em nutrição e saúde mais recomendam é aproveitar este vegetal mediante a preparação de sucos, batidas ou saladas.

Batata

Alimentos Que Não Devem Ser Reaquecidos. Um Perigo Para Saúde.

Alimentos que não devem ser reaquecidos.

Elas contêm nutrientes e propriedades que são muito boas para a saúde, desde que seu consumo seja moderado. Por serem ricas em carboidratos, seu consumo excessivo pode trazer problemas com o peso.

Mas, deixando isso de lado, é importante saber que, ao requentá-las, tendem a perder muito do seu valor nutricional. Além disso, seu sabor também é alterado e pode chegar a liberar compostos que não fazem bem para o organismo.

Existem maneiras de deliciosas e simples de reutilizar as batatas cozidas, mesmo depois de vários dias. Por exemplo, o que você acha que um purê de batatas?

Cogumelos

Os cogumelos comestíveis e outras variedades de fungos não devem ser requentados de forma alguma. Isso porque este alimento reaquecido pode resultar em problemas digestivos e até mesmo do coração.

Este tipo de alimento tem propriedades interessantes para a saúde. Entretanto, a melhor maneira de aproveitá-las é mediante seu consumo fresco.

Assim, para evitar o seu desperdício deve-se preparar apenas a quantidade necessária, ou comê-los frios em poucas horas após sua preparação.

Frango

Por seu alto teor de proteína saudável este alimento é altamente recomendado para todos os tipos de dieta balanceada.

O problema é que, ao esfriá-lo na geladeira ou ao perder o seu frescor, sua composição de proteínas muda. Isso pode causar problemas digestivos.

Assim, como no caso anterior, é aconselhável preparar apenas a quantidade necessária para o almoço. No entanto, no caso de restarem sobras, podem ser aquecidas posteriormente, mas certifique-se de fazê-lo a uma temperatura baixa.

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.