Alimentos que Causam Acúmulo de Gorduras nas Artérias.

Certos alimentos podem fazer com que o corpo faça muito de uma substância cerosa chamada colesterol. O colesterol pode combinar com gordura, cálcio e outras substâncias no sangue para formar a placa.

A placa, então, se acumula lentamente e endurece nas artérias, fazendo com que elas se estreitam. Este acúmulo de placa, uma condição chamada aterosclerose, pode levar a doenças:

  • cardíacas,
  • ataques cardíacos,
  • acidentes vasculares cerebrais.

As boas notícias?

Quando focamos nossas dietas em alimentos saudáveis, podemos parar e potencialmente reverter esse estreitamento das artérias. Os especialistas sabem que os alimentos que contribuem para níveis elevados de colesterol no sangue contêm muita gordura saturada, gordura trans e colesterol na dieta. As informações abaixo podem ajudá-lo a identificar alimentos problemáticos e obter suas artérias em forma mais saudável.

Gordura saturada

A gordura saturada é um culpado dietético principal no acúmulo de placa nas artérias. Como resultado, os especialistas sugerem tentar manter a gordura saturada em menos de 7% das calorias diárias totais. Uma fonte primária de gordura saturada é os produtos de origem animal. Certos óleos são elevados em gorduras saturadas, também. Exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas incluem:

  • Leite integral e creme
  • Manteiga
  • Queijo rico em gordura
  • Cortes de carne com alto teor de gordura, como aqueles que parecem “marmoreados” com gordura
  • Carnes processadas, incluindo salsicha, cachorros quentes, salame e Bolonha
  • Sorvete
  • Óleos de palma e coco, que são frequentemente adicionados a alimentos embalados e preparados, como biscoitos, rosquinhas e até mesmo barras energéticas “saudáveis”.

Alimentos que Causam Acúmulo de Gorduras nas Artérias.

Para reduzir a gordura saturada:

Escolha cortes mais magros de carne sobre a carne com alto teor de gordura. Os cortes de carne magra incluem a rodada, o mandril, o lombo. Os cortes de porco magro incluem lombo ou costeletas de lombo. Corte a gordura visível antes de cozinhar.

  • Retire a pele de peru ou frango antes de cozinhar.
  • Escolha 1% ou leite sem gordura sobre o leite com maior teor de gordura.
  • Ao aquecer as sopas, remova a gordura sólida primeiro.
  • Coma muitas frutas e vegetais, que são baixos em gorduras saturadas.

Gordura trans

A gordura trans é um tipo de gordura produzida pelo homem que é encontrada em alimentos que contêm óleo parcialmente hidrogenado. Forma quando o hidrogênio é adicionado ao óleo líquido, transformando-o em gordura sólida. A gordura trans é encontrada em muitos alimentos processados ​​e restaurantes, pois melhora o sabor e a textura e prolonga a vida útil dos alimentos. Os especialistas recomendam tentar consumir o mínimo de gordura trans possível.

Para evitar a gordura trans:

  • Leia o rótulo de nutrição antes de comprar alimentos embalados ou processados. Procure por 0 gramas de gordura trans. Além disso, analise a lista de ingredientes. Se as palavras “parcialmente hidrogenadas” aparecerem em qualquer lugar, ignore o produto. Como os produtos que contêm menos de 0,5 gramas de gordura trans por porção podem ser rotulados como livres de gordura trans, a única maneira de dizer com certeza é verificar os ingredientes.
  • Procure os restaurantes que optaram por não usar óleos parcialmente hidrogenados na sua cozinha.
  • Peça alimentos cozidos no vapor, assados, grelhados ou grelhados sobre frito sempre que possível.
  • Tente comer menos alimentos processados.

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