Alimentar A Cada 3 Horas. Conheça A Importância Desse Hábito.

O ideal para quem quer manter o corpo saudável e perder alguns quilos é comer a cada três horas. Se você faz apenas duas ou três refeições durante o dia, e passa mais de seis, sete, ou mesmo oito horas sem se alimentar, seu nível de açúcar no sangue cairá radicalmente. E quando ingerir algo após esse período, o açúcar subirá rapidamente.

Como consequência desse mau hábito, o nível de insulina no sangue aumentará, levando ao armazenamento de gordura no corpo.

Conheça também:  Alimentação Equilibrada desde o Café da manhã

A falta de nutrientes básicos e a adoção de dietas muito restritivas podem ainda trazer diversas complicações, como:

  • mau hálito,
  • tonturas,
  • nervosismo,
  • dificuldade de raciocinar.

Outros problemas provocados por períodos de jejum prolongados são:

  • as dores de estômago,
  • hipoglicemia,
  • desânimo,
  • mau humor.

Contudo, fazendo pequenas refeições a cada três ou quatro horas. Isso forçará o seu metabolismo a funcionar mais rápido e a entender que não precisa acumular gordura. Ele também irá trabalhar no processamento de alimentos com maior frequência, gastando mais energia.

Além disso, quem come regularmente experimenta uma sensação maior de saciedade, mastiga mais devagar sem a pressa causada pela fome, o que também facilita a digestão.

A Importância De Alimentar a Cada 3 Horas.

Investir no café da manhã

Quando acordamos, o nível de açúcar está bastante baixo por conta do longo tempo de jejum. Daí a importância de levar o café da manhã a sério.

O café da manhã precisa ser considerado tão importante quanto outras as refeições diárias e contar com os nutrientes necessários para começar o dia, como carboidratos, proteínas e vitaminas.

No trabalho, tenha sempre por perto barrinhas de cereais, frutos secos, castanhas, sucos, biscoitos e torradas integrais. Isso evita ficar sem comer até a hora do almoço ou do jantar.

Ao contrário do que muitos pensam, passar fome não é a melhor opção para perder peso. Ainda que você consiga fazer isso durante um certo tempo, com certeza terá que voltar a rotina mais cedo ou mais tarde.

O que comer de 3 em 3 horas?

Essa é a parte principal: saber fazer as escolhas certas para não colocar o pé na jaca e estragar tudo! O principal é não exagerar nos lanchinhos intermediários. Além disso, tente andar sempre com algo para se alimentar, nem que seja uma fruta, uma porção de castanhas ou uma barrinha de cereal saudável.

Uma dica para não passar aperto e ter sempre um petisco saudável é apostar em boxs de alimentos saudáveis, como uma caixa surpresa com diversos produtos saudáveis e deliciosos, inclusive com diversos snacks. Outra grande vantagem dessa opção é que os produtos são cuidadosamente escolhidos por nutricionistas.

Certamente, estipular horários para comer de 3 em 3 horas também pode facilitar sua vida. Se você acorda às 6h, por exemplo, pode tomar café às 6h30, o lanche da manhã às 9h30, almoçar às 12h30 e assim por diante.

7 motivos para se alimentar da maneira correta
  •  Acelera o metabolismo e melhora o trânsito intestinal: A velocidade com que queimamos as calorias consumidas ao longo do dia é determinada pelo nosso metabolismo.
  • Evita “ataques” de fome: Quando ficamos muitas horas sem comer a fome aumenta. Comer regularmente evita que tenhamos tanta fome e fica mais fácil frear o impulso.
  • Dá mais energia: Respeitar o intervalo entre as refeições é imprescindível para a liberação do cortisol – hormônio responsável por manter a produção de energia diária. Ficar muito tempo sem comer faz com que sintamos cansaço e desânimo, graças à privação de energia a qual submetemos o nosso organismo em jejum.
  • Fortalece os músculos: Contudo nosso organismo precisa de um fornecimento de aminoácidos constante nos músculos. Quando não ingerimos essas substâncias, o corpo começa a consumir a massa muscular para suprir a falta.
  •  Mantém a produção de insulina: O jejum aumenta a produção de insulina no organismo, o que provoca falta de açúcar no sangue. Manter o padrão alimentar evita os esse desequilíbrio no organismo.
  • Emagrece de forma natural: Eliminando o armazenamento de gordura, nosso corpo não sente necessidade de fazer reservas de energia, pois o organismo usa apenas aquilo que precisa para funcionar, auxiliando no processo de perda de peso.
  • Evita acidez estomacal: De fato, sem padrão alimentar, o estômago reage desordenadamente, produzindo uma quantidade excessiva de ácido clorídrico para digerir. Esse súbito aumento causa danos na mucosa do estômago, provocando a sensação de queimação e azia, refluxo, e gastrite.

Comece a comer de 3 em 3 horas e veja como isso pode mudar a sua rotina e proporcionar diversos benefícios à sua saúde!

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