Acupuntura: Técnica Milenar Que Ajuda Prevenir Várias Doenças

A acupuntura é muito solicitada para tratar e prevenir algumas doenças. A medicina alternativa é cada vez mais procurada, especialmente por quem não gosta de ser tratado pela medicina convencional ou quem procura uma alternativa ou complemento. A acupuntura é vista como a arte de bem tratar no Ocidente, no entanto é uma vertente da medicina tradicional chinesa.

Ela funciona a partir de um diagnóstico que é feito através da medicina tradicional chinesa, seguido de um tratamento em sessões que são feitas através da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo do paciente. Estes pontos são chamados de acupontos e seguem os chamados meridianos chineses – linhas divisoras do corpo humano. Os resultados terapêuticos poderão ser variados, uma vez que a acupuntura é tida como complemento e tratamento de diversas patologias. Fique a conhecer alguns dos benefícios da prática da acupuntura e transforme a sua saúde para melhor.

Acupuntura: Técnica Milenar Que Ajuda Prevenir Várias Doenças

Benefícios da acupuntura para a saúde
  • Analgésico
  • Relaxante muscular
  • Sedativo
  • Ansiolítico
  • Antidepressivo
  • Anti-inflamatório
  • Indutor da imunidade
  • Facilitador na reabilitação após acidente vascular encefálico
  • Estimulante da reparação e cicatrização tecidual
Previne  de doenças

Os benefícios da acupuntura para a saúde são praticamente ilimitados. Isso porque a técnica pode tratar qualquer doença e promover saúde.

Conheça os tipos de acupuntura

Atualmente ela já se tornou bastante popular no mundo ocidental e é utilizada para os mais diversos fins.

No entanto, não se pode dizer que existem tipos diferentes de acupuntura. Mas técnica é a mesma, utilizada com objetivos diferentes:

  • para estética,
  • prevenção,
  • relaxamento,
  • cura.

Já a auriculoterapia é uma técnica específica dentro da acupuntura. São utilizados pontos somente na região auricular. Pode ser usado agulha, semente, esferas de ouro, prata e cristais. O uso do laser também pode ser utilizado no lugar das agulhas.

Atualmente,  é realizada também com auxílio de estímulos elétricos através da eletro acupuntura. Além da inserção da agulha, também é realizado um estímulo elétrico no ponto, através de aparelho específico para eletro acupuntura.

Como funciona?

Um tratamento com acupuntura deve ser iniciado com uma entrevista, através da qual o acupunturista irá identificar os hábitos de vida do paciente, doenças, histórico familiar, queixas, etc. Também é analisada a cor e o aspecto da pele e da língua.

Dessa forma são escolhidos os pontos para inserção das agulhas. Elas são inseridas conforme o local, podendo ser profundas ou mais superficiais. Podem ser usadas subcutâneas também.

E aí? A Acupuntura dói?

A sensação de dor é muito subjetiva e varia de pessoa para pessoa. As agulhas utilizadas na acupuntura são extremamente fininhas. Dói de acordo com o ponto puncionado ou a quantidade de energia liberada.

Quantas sessões são indicadas?

A sessão costuma durar de 15 a 30 minutos, que é o tempo em que o paciente fica deitado com as agulhas. Depois, elas são retiradas e as melhoras são percebidas nos dias seguintes, variando em cada caso.

A atuação das agulhas no corpo pode durar de 24hs a 48hs. Conforme o objetivo do tratamento, podem ser necessários dias alternados, 1, 2, ou 3 vezes por semana e até de 15 em 15 dias, conforme objetivo e técnica utilizada.

A auriculoterapia, por exemplo, pode ser de 15 em 15 dias. Já a acupuntura usada para prevenção pode ser 1 vez por semana e para tratamentos curativos o ideal é ser 2 a 3 vezes por semana.

Pontos de acupuntura

A acupuntura pode utilizar mais de mil pontos pelo corpo. Ao escolher os pontos em que serão aplicadas as agulhas, o acupunturista visa desbloquear o fluxo energético e restabelecer a saúde.

 

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.