7 Dicas para uma higiene bucal perfeita. Pois sorrir é a melhor terapia.

A saúde bucal é muito importe! O sorriso traz alegria para a vida, aproxima as pessoas e reforça a autoestima. Mas esse gesto, muitas vezes, é reprimido por problemas na estética dentária, que podem estar ligados à falta de uma higiene correta.

Pensando nisso, separamos no post de hoje 7 dicas que ajudarão você a ter uma higiene bucal perfeita e mais saudável. Confira!

 Monte um kit de higiene bucal

7 Dicas para uma higiene bucal perfeita. Pois sorrir é a melhor terapia.

Uma boa higiene bucal só é possível quando temos em casa as melhores ferramentas para essa finalidade. Desde muito cedo, aprendemos o quanto é importante escovar os dentes corretamente. No entanto, mantê-los saudáveis vai muito além da escovação.

Abaixo, destacamos os principais itens que você precisa comprar para deixar sua boca livre de cáries e outras doenças.

Escova: elimina a camada de placa bacteriana e resíduos sobre os dentes.

Creme dental: deixa o hálito refrescante e limpa principalmente os resíduos de natureza gordurosa dos dentes, além de protegê-los com o flúor.

Fio dental: remove a sujeira entre os dentes, o que representa boa parte da higiene dentária.

Enxaguante bucal: o uso diário pode evitar vários problemas, como cáries, placa bacteriana, mau hálito, gengivite, entre outros.

Não basta ter todos os materiais se você não usá-los com frequência. Deixe-os em um local de fácil acesso para não esquecer, pois esses itens são importantes e merecem uma atenção especial.

Crie uma rotina de limpeza

Sem exageros, a saúde da sua boca é tão importante quanto o seu trabalho. Já imaginou as consequências negativas que você teria caso faltasse ao serviço 2 ou 3 vezes na semana? Provavelmente, levaria uma advertência ou até seria demitido.

Agora, pense no que ocorre quando esquecemos de escovar os dentes antes de dormir -— acúmulo de bactérias que podem resultar em diversas doenças.

Em um primeiro momento, essa comparação pode parecer um pouco fora do contexto, mas é ideal para demonstrar os estragos que a falta de higiene pode trazer para a sua vida.

Então, a partir de hoje, evite faltar ao “trabalho” e não se esqueça das obrigações relativas à saúde bucal.

Escove os dentes corretamente

A escovação diária remove todas as substâncias que ficam presas às estruturas da boca, como os dentes e a língua. Para algumas pessoas, esse processo é bastante complicado, mas ele é mais simples do que parece. Veja abaixo um breve passo a passo!

Primeiro, escove as superfícies externas dos dentes superiores. Em seguida, foque a sua atenção nos inferiores.

Depois, execute a escovação das superfícies internas dos dentes superiores. Faça o mesmo com os inferiores.

Prossiga escovando as superfícies de mastigação.

Para finalizar, escove também a língua, onde há várias bactérias alojadas.

Não tenha pressa. Faça movimentos suaves e curtos. Use escovas de cerdas macias e com cabeças menores para ter resultados mais satisfatórios.

Troca de escovas

Verifique sua escova a cada 3 meses para analisar se deve ou não efetuar a troca. Além disso, compre sempre um novo acessório após uma gripe ou resfriado para reduzir o risco de nova infecção.

Quantidade de flúor para se ter uma perfeita saúde bucal

Essa substância ajuda a combater os efeitos negativos da flora bacteriana bucal, mantém seu sorriso forte e serve como escudo contra as cáries. Todavia, quando não é utilizado corretamente, pode trazer riscos. A toxicidade aguda do elemento provoca mal-estar, ânsia e vômitos.

Por isso, muitos dentistas indicam que a criança, por exemplo, use a quantidade de creme dental semelhante a meio grão de arroz. Com o passar dos anos, um grão inteiro. Já na fase adulta, aumente a porção para um grão de ervilha.

Use fio dental

O fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos que ficam impregnados nos lugares onde a escova não alcança, ou seja, sob a gengiva e entre os dentes. Indicamos o uso diário da seguinte forma.

Enrole cerca de 20 cm do fio em torno de cada dedo médio. Deixe aproximadamente 10 cm entre os dedos.

Prenda o fio dental no meio do polegar e do indicador das 2 mãos. Deslize-o com cuidado para cima e para baixo no meio dos dentes.

Passe com cautela o fio em volta da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção com a gengiva.

Para evitar inflamação na gengiva, jamais force o fio durante a limpeza. Procure também sempre usar uma parte nova para cada dente. Para retirar o fio, basta movimentá-lo de trás para frente.

Leia também: Alimentos que deixam os dentes amarelos

Evite certos tipos de alimentos

Engana-se quem pensa que a alimentação saudável serve apenas para redução de peso. Pelo contrário, ela é fundamental também para os seus dentes. No entanto, alguns alimentos não são indicados e você precisa pensar muito bem antes de consumi-los.

O álcool e o café, por exemplo, diminuem a produção de saliva, que é responsável por retirar os alimentos que ficam em nossa boca.

Os deliciosos bolos, balas ou refrigerante, infelizmente, são considerados vilões dos dentes e das gengivas e, portanto, devem ser eliminados do seu cardápio. Esses alimentos desenvolvem bactérias na boca ao transformar o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.

Por fim, evite sucos de frutas ácidas, como limão, maçã, laranja ou uva, pois desgastam os dentes. A erosão é mais prejudicial quando esses sucos são consumidos sozinhos, ou seja, sem acompanhamento de pão ou iogurte.

Foque em uma alimentação saudável

A boa notícia é que a higiene bucal também permite o consumo de alguns alimentos que fortalecem os dentes e deixam as gengivas mais saudáveis. Veja alguns deles!

Leite: fonte de cálcio. Estimula o desenvolvimento dos dentes.

Fibras: evita a formação da placa bacteriana.

Pepino: ajuda na produção de saliva.

Água: elimina restos de alimentos.

Chiclete sem açúcar: elimina bactérias e evita o mau hálito.

Vá ao dentista regularmente e proteja sua saúde bucal 

7 Dicas para uma higiene bucal perfeita. Pois sorrir é a melhor terapia.

Nunca é demais lembrar: ir ao dentista regularmente é muito importante, pois previne problemas bucais e de saúde. Além disso, o cuidado bucal realizado por um profissional pode potencializar a autoestima, deixando a pessoa mais feliz com sua aparência.

Então encontre um profissional de sua confiança ou invista em um plano de saúde odontológico. Siga as instruções corretamente e aproveite cada consulta para tirar suas dúvidas. Afinal, a sua saúde está em jogo e você precisa levá-la a sério, certo?

Agora que você já sabe como cuidar corretamente da sua higiene bucal, que tal ficar por dentro de outras dicas sobre saúde e bem-estar? Então curta a nossa página no Facebook!

https://go.hotmart.com/P17627173B

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.