7 Benefícios do Óleo de Coco para a Saúde que você desconhecia

O óleo de coco é uma gordura de origem vegetal que ganhou destaque nos últimos anos e é a queridinha de muita gente. Com apenas algumas colheres por dia você consegue entrar em forma e até controlar alguns problemas de saúde.

Isso porque o produto favorece a perda de peso, ajuda na redução do colesterol ruim, mantém equilibrados os níveis de açúcar no sangue, além de oferecer muitos outros benefícios.

Disponível em farmácias, lojas de produtos naturais e até supermercados, o óleo de coco é encontrado em duas versões mais comuns: em cápsulas e o óleo propriamente dito. A primeira é ingerida ao longo do dia, enquanto a segunda é usada no preparo das mais diversas refeições.

Aqui,  apresentaremos para você  benefícios do óleo de coco. Continue lendo e entenda por que você deve consumi-lo já!

Ajuda na perda de peso

Uma dieta saudável aliada à prática constante de atividades físicas é a melhor combinação para a perda de peso e condicionamento muscular. E para complementar seu cardápio o óleo de coco é um excelente aliado.

Ele é rico em ácido cáprico e gorduras de cadeia média, que aumentam o gasto de energia e auxiliam na queima de calorias. As taxas de queima calórica variam entre 100 e 120 por dia, o que pode não soar muito, mas em um ano, são 36 mil calorias a menos. Ingerindo uma gordura não saudável, isso equivaleria a uma média de 10 kg de barriga.

Fortalece o sistema imune

Cerca de metade dos ácidos graxos presentes no óleo de coco são . Ele é particularmente bom para o sistema imunológico, pois o fortalece e auxilia no combate de bactérias, vírus e fungos.

Além disso, ao ingerir o ácido láurico, reações com enzimas podem ocorrer e formar um composto chamado monolaurina, que é ótimo para eliminar agentes patógenos.

Entre os principais microrganismos atingidos por esses compostos, podemos citar o Staphylococcus Aureus, causador de infecções de peles e gastroenterites; e o Candida Albicans, causa mais comum de problemas fúngicos.

7 Benefícios Do Óleo De Coco Para A Saúde Que Você Desconhecia

Constrói músculos

Como mencionado acima, os ácidos graxos presentes no óleo de coco são ótimos para aumentar o gasto energético do organismo e queimar calorias. Aqui temos outro benefício para chegar ao peso ideal e modelar a silhueta, porque ele ajuda na construção de músculos.

Muitos suplementos encontrados no mercado sintetizam em suas fórmulas componentes presentes no óleo do coco. Porém, ao ingerir o produto em sua forma natural, você se beneficia de toda essa suplementação para o acúmulo de massa magra.

Promove a saciedade

A forma como os ácidos graxos do óleo de coco são metabolizados no corpo estão diretamente relacionados à saciedade. Ao ingerir quantidades variadas dos triglicerídeos de cadeia média e longa presentes no óleo, o consumo de calorias ao longo do dia é menor.

Assim, incluí-lo em suas refeições como café da manhã, almoço e até os lanchinhos, é uma boa maneira de trazer saciedade e evitar que você coma mais do que o necessário ou acabe por cair na tentação de ingerir um alimento muito processado ou com altos níveis de açúcares.

Saiba também: Receita de bolo de coco sem glúten

Previne a doença de Alzheimer

A metabolização do óleo de coco pelo fígado produz cetonas, que garantem uma energia prontamente acessível para o cérebro. E ele cria sua própria insulina para processar a glicose e energizar suas células.

Como o cérebro de um paciente de Alzheimer perde a capacidade de criar a insulina, as cetonas do óleo de coco são uma fonte alternativa de energia para ajudar na reparação da função cerebral. Seu consumo pode levar a uma melhoria imediata dessa função nos casos mais leves, sem contar o seu papel na prevenção da doença.

Diminui a chance do surgimento de doenças cardíacas

O óleo de coco é rico em gorduras saturadas naturais. Isso pode até soar como algo negativo a princípio, mas esses compostos presentes no coco agem de maneira diferente do que aqueles encontrados em alimentos derivados de animais como manteiga, creme, queijo e carne em nosso organismo.

O óleo de coco aumenta o colesterol saudável (conhecido como HDL), mas também ajuda a converter o LDL, ou colesterol “ruim”, em colesterol bom.

Aumentando o HDL no corpo e mudando a relação de LDL para HDL você promove a saúde do coração e previne a ocorrência de diversas doenças cardíacas.

Pode prevenir e tratar o câncer

Nesse quesito, o óleo de coco pode agir de duas maneiras. Na primeira, quando o digerimos cetonas são produzidas, gerando energia que o corpo pode utilizar, mas as células tumorais não.

Assim, ao depender da glicose para obter energia, elas podem sofrer autólise, ou morte celular. É por isso que se acredita que uma dieta cetogênica poderia ajudar pacientes com câncer a se recuperar.

A outra forma está relacionada às cadeias dos ácidos graxos. Como elas são capazes de digerir as paredes lipídicas das bactérias, elas também podem matar uma bactéria específica relacionada ao risco de desenvolver câncer de estômago, a Helicobacter pylori. Apesar de ser necessário mais estudos na área, a adoção do elemento na dieta ajuda na prevenção desse mal.

Talvez você já tivesse ouvido falar que o óleo de coco traz benefícios para a saúde e a beleza. Mas você sabia que eram tantos assim? Agora ficou claro que esse produto é um aliado da dieta saudável, e pode lhe ajudar a ter muito mais qualidade de vida.

Agora que já sabe, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Dessa forma eles também ficarão por dentro dessa ótima dica!

Gostou do artigo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba grátis nossas novidades

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Pin It on Pinterest

Share This

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.