Xarope de Cenoura para Tosse. Confira a Receita.

A cenoura possui diversas propriedades medicinais. Essa hortaliça é rica em vitamina A, que atua como antioxidante, além de melhorar o aspecto da pele, cabelos e mucosas. Ela também possui quantidades significativas de sais minerais, como fósforo, cloro,...

A cenoura possui diversas propriedades medicinais. Essa hortaliça é rica em vitamina A, que atua como antioxidante, além de melhorar o aspecto da pele, cabelos e mucosas. Ela também possui quantidades significativas de sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, bem como vitaminas do complexo B. Devido a essas substâncias, a cenoura é tida como antisséptica, antibacteriana, cicatrizante, diurética e aperiente.

Por isso, a cenoura é muito utilizada no tratamento de problemas pulmonares e respiratórios, principalmente na eliminação de secreções. Como a hortaliça também possui função expectorante, ela é eficiente no tratamento da tosse. Para aproveitar as propriedades da cenoura, podemos fazer um xarope de cenoura, pode ser utilizado por crianças e adultos, em casos de tosse com catarro. Veja como preparar o remédio caseiro.

Você vai precisar de:Xarope de Cenoura para Tosse. Confira a Receita.

 

4 cenouras grandes

1 xícara (chá) de mel

Modo de preparo:

Descasque as cenouras e corte em pedaços médios para colocar no liquidificador. Bata as cenouras no liquidificador com um pouco de água até virar uma pasta. Depois utilize um pano limpo para coar o sumo da cenoura. Aperte bem o pano para conseguir a maior quantidade de sumo. Em seguida, misture esse sumo com o mel e leve ao fogo. Deixe ferver até que a mistura fique grossa, semelhante a um xarope.

Contraindicação

Esse xarope não deve ser usado em crianças menores de 1 ano de idade, por conter mel em sua receita. O mel, normalmente contém uma bactéria chamada Clostridium botulinium, que causa uma intoxicação chamada de botulismo. Essa bactéria é eliminada pelo intestino dos adultos e crianças maiores de 1 ano. Porém, nos bebês, o sistema gastrintestinal ainda não está totalmente desenvolvido, ficando exposto à contaminação. O botulismo pode causar tremores, dificuldade de deglutição, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas.

Benefícios dos medicamentos naturais

Sempre que possível, é melhor utilizar remédios caseiros, desde que tenha orientação médica e todos os cuidados necessários. Os medicamentos naturais nem sempre estão livres de causar sintomas indesejados, mas com certeza, é bem mais raro acontecer isso com remédios caseiros, do que com remédios químicos, que contêm mais ativos que podem causar contraindicações.

Além disso, na maioria das vezes, os ingredientes usados nas receitas de remédios caseiros são frutas, legumes, hortaliças ou ervas, que dificilmente farão algum mal à saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.