Veja Os Riscos Da Auto Medicação. Medicamento É Coisa Séria.

Quando sentimos alguma dor temos a tendência de agir no sentido de colocar um fim à ela, no entanto, a prática da automedicação pode trazer sérios riscos à saúde. A automedicação é o ato de se auto medicar, ou seja, [...]

Quando sentimos alguma dor temos a tendência de agir no sentido de colocar um fim à ela, no entanto, a prática da automedicação pode trazer sérios riscos à saúde. A automedicação é o ato de se auto medicar, ou seja, de determinar sem a ajuda de uma pessoa especializada qual medicamento deve ser usado em determinada situação.

Os riscos da automedicação

Veja Os Riscos Da Auto Medicação. Medicamento É Coisa Séria.

Tomar medicamentos por conta própria é um grande risco. Pessoas não habilitadas são incapazes de definir o que é melhor para cada caso, sendo fundamental consultar um médico diante de quaisquer sintomas.

Somente um profissional está apto a verificar o que vem causando o sintoma e a definir a melhor abordagem de tratamento. O uso indiscriminado e incorreto de medicamentos pode não só piorar a situação como influenciar no desenvolvimento de outras.

Além de poder não ajudar em nada, a automedicação é perigosa quando da combinação inadequada. Por exemplo, relaxantes musculares podem dar sono e, quando combinados com bebidas alcoólicas pode deixar a pessoa excessivamente sonolenta e incapaz de dirigir um carro. Saber os perigos de cada combinação é função médica, por isso, um profissional nunca deve deixar de ser consultado.

Segundo dados do Sinitox, Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, a utilização de medicamentos por conta própria é a principal causa de intoxicação no Brasil, ficando à frente de intoxicações por produtos de limpeza, de intoxicações por agrotóxicos e de intoxicações alimentares.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.