Vários São os Motivos Para se Consumir Queijo. Confira.

O queijo é uma ótima fonte de nutrientes importantes e, por isso, embora não seja considerado um superalimento, quando consumido regularmente pode trazer vários benefícios para a saúde....

O queijo é uma ótima fonte de nutrientes importantes e, por isso, embora não seja considerado um superalimento, quando consumido regularmente pode trazer vários benefícios para a saúde.

No entanto, todas as variedades de queijo possuem excelentes benefícios porque contêm os mesmos nutrientes do leite e do iogurte, como cálcio, proteínas ou vitamina B12. Porém, dependendo do queijo, as quantidades podem variar.

Além disso, o queijo também é fonte de probióticos, que são bactérias boas que ajudam a regular a flora intestinal, combatendo problemas como a prisão de ventre, excesso de gases ou diarreia.

Vários São os Motivos Para se Consumir Queijo. Confira.

Ajuda a emagrecer

O queijo é um dos alimentos mais ricos em proteínas, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que este tipo de alimentos demora mais tempo para passar do estômago para o intestino, reduzindo a vontade de comer mais.

Porém, os melhores queijos para emagrecer são os mais claros, como queijo fresco, cottage ou ricota, pois possuem menos concentração de gordura.

Previne o câncer de intestino

O butirato, que se forma no intestino devido à digestão do queijo, que facilita o trabalho e a diferenciação das células intestinais, evitando que ocorram mutações neoplásicas ou que células alteradas se multipliquem para criar um câncer.

Além disso, esta substância também diminui o pH do intestino, diminuindo as chances de surgirem alterações malignas nas células.

Reduz o colesterol ruim

A ingestão de queijo ajuda a regular o funcionamento do intestino e fornece butirato essencial para o funcionamento das células intestinais. Quando o intestino se encontra saudável, também é capaz de produzir mais butirato e, quantidades elevadas dessa substância, ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol ruim.

Assim, ao reduzir os níveis de colesterol, o queijo também é uma ótima forma de proteger o coração e todo o sistema cardiovascular de complicações graves como pressão alta, insuficiência cardíaca ou infarto

Fortalece os ossos e dentes

Fazer uma dieta com a quantidade correta de cálcio ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes, evitando problemas como a osteoporose. Como todos os produtos derivados do leite, o queijo possui bastante cálcio e por ajuda nessa função.

Porém, o queijo é mais adequado que os outros derivados pois possuem uma mistura de proteínas e vitaminas B que facilitam a absorção do cálcio no organismo.

Quantidade necessária de queijo

Para obter todos os benefícios do queijo a dose recomendada é de 20 a 25 gramas por dia, o que equivale a 1 ou 2 fatias de queijo.

Dependendo de cada objetivo, o tipo de queijo deve ser adaptado, especialmente no que se refere à quantidade de gordura, lembrando que os queijos mais amarelos geralmente são os que possuem maior teor de gordura e calorias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.