Tomate Seco: Poderoso Alimento! Saiba Como Prepará-lo.

Com sabor peculiar e um toque sofisticado, o tomate seco vem, cada vez mais, fazendo parte da gastronomia saudável. Gostoso e muito nutritivo, ele é utilizado como acompanhamento nos pratos, em risotos, saladas e, até mesmo, pizzas! Conheça mais sobre esse alimento que conquistou o nosso paladar e seus benefícios para a saúde.

O tomate seco é rico em nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Fonte de licopeno, uma substância antioxidante que auxilia na proteção contra os radicais livres, o tomate também é anticancerígeno e anti-inflamatório, além do alto nível de potássio presente que ajuda a prevenir a hipertensão, doenças cardíacas, derrames, alguns tipos de câncer e distúrbios digestivos. Existem poucas diferenças entre o tomate fresco e o seco:

Os benefícios comparados ao tomate fresco, é que em sua composição há quase o dobro de vitamina A, o triplo de licopeno, seis vezes mais potássio e sete vezes mais magnésio. Além disso, o tomate seco é fonte de vitaminas C, B, E, ácido fólico, zinco e fósforo.

Veja outros benefícios do tomate seco

  • Saúde dos olhos: Com grande quantidade de vitamina A, o consumo de tomates secos ajudam a reduzir o risco da degeneração macular.
  • Retarda o envelhecimento: Mantém a pele jovem devido a proteção da vitamina A e o licopeno que atua como um filtro solar natural.
  • Controla a pressão: Por ser rico em potássio, o tomate está na lista dos alimentos que ajudam a manter a pressão arterial estável. Deve ser consumido com moderação pela elevada quantidade de sódio ou preparar artesanalmente o tomate seco para se ter certeza da quantidade.
  • Ajuda na saúde dos ossos: A união do potássio com o licopeno auxilia na manutenção do ossos, prevenindo a osteoporose.
  • Previne o câncer: Fonte de antioxidantes e fitonutrientes, o tomate seco é um poderoso aliado na prevenção da doença. O alimento reduz consideravelmente o processo de desenvolvimento das células cancerígenas. Além disso, os antioxidantes ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e auxilia no controle do colesterol.

tomate

Faça em casa: Veja como preparar um tomate seco caseiro!

INGREDIENTES

  • 10 tomates bem maduros
  • 2 colheres (de chá) de açúcar
  • 2 colheres (de chá) de sal
  • ½ xícara (de chá) de azeite extravirgem
  • 2 dentes de alho amassados
  • ½ colher (de chá) de orégano
  • ½ colher (de chá) de alecrim (opcional)
  • Papel Toalha

Modo de preparo:

Lave e corte os tomates na metade, no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma faca ou de uma colher, retire as sementes e a polpa do tomate. Cubra um recipiente (que possa ir no micro-ondas) com papel toalha. Arrume, sobre o papel toalha as metades dos tomates, com as cascas viradas para cima. Leve ao micro-ondas por cinco minutos. Quando este tempo acabar, retire os tomates com uma colher (com muita delicadeza para não esbagaçar), retire o papel, enxugue e coloque um novo papel. Arrume novamente as metades dos tomates e leve ao micro-ondas por mais cinco minutos.

Retire e arrume-os em uma forma polvilhada com 1 colher (de chá de sal) e 1 colher (de chá) de açúcar. Arrume os tomates sobre essa mistura. Polvilhe mais 1 colher (de chá de sal) e 1 colher (de chá) de açúcar por cima dos tomates e leve ao forno médio por 15 a 20 minutos ou até os tomates começarem a dourar.

À parte misture o azeite com o alho amassado, com o orégano e o alecrim. Coloque metade desta mistura em um vidro e arrume os tomates por cima (ainda quentes). Coloque o restante do azeite aromatizado sobre os tomates e espere esfriar. Tampe e conserve na geladeira.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.