Tomate Previne Câncer? Confira Seus Benefícios Para Saúde!

O tomate é um fruto de formato arredondado e cor vermelha. Esse fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. Além de nos oferecer energia e vitalidade, o consumo de tomate pode nos ajudar a melhorar a nossa saúde cardíaca, já que reduz o colesterol ruim e evita o endurecimento de veias e artérias.

Tipos de tomate

Apesar de semelhantes na questão nutricional, os tomates apresentam diferenças em relação ao sabor, aparência e ao tamanho.

Tomate italiano: com polpa adocicada, tem um formato oval e pouca semente.

Tomate Débora: é o tomate mais comum, com as extremidades levemente achatadas. Tem bastante água e semente.

Tomate caqui: grande e firme, o tomate caqui não é adocicado.

Tomate holandês: tem baixa acidez e, por isso, é indicado uso em saladas.

Tomate cereja: também conhecido com tomatinho uva, é adocicado e de baixa acidez.

Benefícios do tomate para a saúde:

  • Os tomates são um dos vegetais de baixa caloria que contêm apenas 18 calorias por 100 g. Tomate também é de baixa em teores de gordura e ter zero os níveis de colesterol. No entanto, eles são excelentes fontes de antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas. Por causa de suas qualidades versáteis, dietistas e nutricionistas sempre recomendam que eles sejam incluídos nos níveis de colesterol e controlar os programas de redução de peso.
  • Os antioxidantes presentes no tomate são cientificamente encontrado para ser protetor de cancros, incluindo o cólon, próstata, mama, endométrio, pulmão, e tumores pancreáticos.
  • O licopeno, um antioxidante dos flavonoides é o único presente fitoquímica nos tomates. Variedades vermelhas se concentram especialmente neste antioxidante. Juntamente com os carotenoides pode proteger as células e outras estruturas do corpo dos radicais livres de oxigênio nocivas. Estudos têm demonstrado que o licopeno previne os danos da pele contra os raios ultra-violeta (UV) e oferece proteção contra o cancro da pele.
  • Zea-xanthin é outro composto flavonoide presente em abundância neste vegetal. Zea-xanthin ajuda a proteger os olhos da “doença macular relacionada macular relacionada à idade” (DMRI), nas pessoas idosas, filtrando os raios ultravioletas prejudiciais.
  • O tomate contém muito bons níveis de vitamina A, e flavonoides antioxidantes, tais como α e ß-caroteno, luteína e xanthins. Ao todo, estes compostos de pigmentos são encontrados para ter propriedades antioxidantes e tomar parte na visão, manter saudáveis as membranas mucosas e pele, e saúde óssea. O consumo de vegetais naturais e frutas ricas em flavonoide s é conhecido por ajudar a proteger contra câncer de pulmão e da cavidade oral.
  • Os tomates são uma boa fonte de antioxidantes vitamina C (dar 21% dos níveis diários recomendados por 100 g), o consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos.
  • Tomate fresco é muito rica em potássio. 100 g contêm 237 mg de potássio e apenas 5 mg de sódio. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e pressão sanguínea causada por sódio.
  • O tomate contêm níveis moderados de vitaminas do complexo B, vitais, como folatos, tiamina, niacina, riboflavina e alguns minerais essenciais, como ferro, cálcio, oligoelementos manganês e outros.

Receita do suco de tomate para evitar o câncer:

suco suco

Ingredientes

  • 3 tomates;
  • 300 ml de suco de limão;
  • Açúcar;

Modo de preparo

Retire as sementes do tomate e adicione-o no liquidificador juntamente com o suco de limão. Após bater bem o suco, adoce a seu gosto e está pronto para ser bebido.

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