Teste De Porosidade Revela Como Está a Saúde Do Seu Cabelo

A porosidade capilar é o que define o quanto nosso fio consegue absorver a água e as substâncias dos produtos que usamos no cabelo...

A porosidade capilar é o que define o quanto nosso fio consegue absorver a água e as substâncias dos produtos que usamos no cabelo. Ela pode ser alta, média ou baixa e cada uma deve ser cuidada com tratamentos específicos, como:

  1. hidratação,
  2. nutrição
  3. reconstrução.

Para saber em qual nível a sua está, você pode fazer um teste supersimples em casa utilizando apenas um copo.

Passo a passo do teste de porosidade capilar

Teste De Porosidade Revela Como Está a Saúde Do Seu Cabelo

Você só vai precisar de um copo, água e apenas um único fio. Não precisa arrancá-lo da sua cabeça! É só escovar as madeixas e pegar algum que cair durante a escovação ou até mesmo quando fica preso no acessório. É importante que seus cabelos estejam limpos no dia do teste.

Coloque o fio dentro de um copo cheio de água filtrada e espere por 10 minutos. Para identificar se sua porosidade está baixa, média ou alta, verifique cada tópico.

O fio boiou?

Sinal de que seu cabelo tem baixa porosidade – ou seja, está com as cutículas bem fechadas e é, em geral, saudável. No entanto, precisa de hidratação para não ressecar. Nos rótulos de produtos, procure pelo pantenol, ativo eficaz para devolver água aos fios.

Afundou?

Com alta porosidade, esse cabelo está bastante danificado pelo uso constante de secador sem proteção térmica ou por conta do excesso de procedimentos químicos, como colorações e alisamentos. Por estar com as cutículas muito abertas, perde nutrientes com facilidade. Nesse caso, invista na reconstrução, que devolve a elasticidade natural das madeixas. Produtos com queratina são os mais indicados. Mas cuidado para não exagerar na dose, pois o ativo, quando usado em abundância, deixa os fios rígidos.

Ficou no meio do copo?

Média porosidade o define. Com escamas meio abertas, é um cabelo que ainda não perdeu a elasticidade, mas fica devendo no quesito brilho. Para recuperá-lo, o tratamento ideal é a nutrição, que recupera lipídeos, proteínas e vitaminas dos fios. Desta vez, os óleos de coco e argan entram como bons aliados.


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.