Super Dicas Para Quem Quer Parar de Fumar

Muitos fumantes que pensam em parar de fumar têm medo de não conseguir.

A vontade é fundamental!

DICAS:

O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Nos primeiros dias Evite:  Lugares com muitos fumantes, ou situações que normalmente te dão vontade de fumar.

Sentindo vontade de fumar : A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos.

Não fique parado: Converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção. Nos momentos de estresse, tristeza ou preocupação. Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.

Exercícios de relaxamento: São um ótimo recurso saudável para relaxar. Faça a respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.

cigarro

Recompense seu esforço: Diariamente, guarde o dinheiro que você gastaria com cigarro e conte-o no fim de cada semana. Pegue o dinheiro e compre um presente para você ou para alguém que você goste, ou saia para fazer um programa diferente.

Cuidado com as armadilhas: Esteja atento para evitar recaídas. Evite o primeiro cigarro e você evitará todos os outros. Mas, se você não conseguir se segurar e fumar, não desanime! A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e tenha mais cuidado com aquilo que te fez voltar a fumar.

Dê a si mesmo quantas chances forem necessárias para conseguir. A maioria dos fumantes que deixaram de fumar fez em média 3 a 4 tentativas até parar definitivamente. Não tenha medo.

Sintomas da síndrome de abstinência

O organismo volta a funcionar normalmente sem a presença de substâncias tóxicas e alguns fumantes podem apresentar (varia de fumante para fumante):

  • sintomas de abstinência como fissura (vontade intensa de fumar);
  • dor de cabeça;
  • tonteira;
  • irritabilidade;
  • alteração do sono;
  • tosse;
  • indisposição gástrica e outros.

Esses sintomas, quando se manifestam, duram de 1 a 2 semanas:

  • Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 kg, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume.
  • Evite doces e alimentos gordurosos.
  • Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc. Prefira produtos diet / light e naturais. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais.
  • Evite café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro.

** Outras opções que podem ajudar são os grupos de mútua-ajuda para tabagistas ou mesmo uma psicoterapia individual. Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica.

** Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar. Somente um médico poderá avaliar a utilização de outros métodos, como adesivos de nicotina e medicamentos.

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