Substitua o Sal de Cozinha Por Temperos Saudáveis

Embora o sal seja um ingrediente importante para o organismo, ele é também um grande vilão. Quando moderado, o seu consumo ajuda a regular os líquidos que ficam dentro e fora das células. Contudo, ao sobrecarregar o corpo com esse condimento, grandes alterações acontecem com os líquidos do organismo e logo começa a retenção de água. É assim que o coração e os rins ficam sobrecarregados, causando hipertensão e outros problemas muito relevantes. Apesar de ser um pouco difícil tirar o sal da mesa, é importante moderar bastante o seu consumo e, sempre que possível, substituí-lo por outros temperos.

tempero

Conheça uma enorme variedade de temperos:

⇒ Alho e cebola: são essenciais neste processo. Mas, como a cebola precisa de mais tempo de cozimento que o alho, ela deve sempre ir antes para a panela, evitando que o alho queime e estrague a receita.

⇒ Gengibre: se for usado em pedaços, deve sempre ser descartado ao final do preparo. Mas é excelente na cozinha, pois dá um sabor característico e muito especial às sopas e aos caldos.

⇒ Limão: ideal para temperar saladas e peixes, ele também combina com carnes e molhos e é a melhor opção para quem precisa dar um sabor cítrico aos pratos.

⇒ Coentro: deve ser utilizado apenas na finalização do prato, pois o calor tende a alterar seu paladar, que já é bem marcante. As sementes de coentro, vendidas em lojas de produtos naturais, têm um sabor mais ameno que a erva fresca.

⇒ Manjericão: rico em aroma e com sabor suave, serve como o complemento ideal para os pratos que levam tomate, cebola, orégano, alho e azeite de oliva.

⇒ Alecrim: outro exemplo de tempero que não deve ser usado na preparação da refeição. O ideal é usar um ramo de alecrim diretamente na forma de alimentos que serão assados. E então, na hora de servir, basta retirá-lo da forma, pois o vapor dará seu sabor aos pratos.

⇒ Salsinha e cebolinha: popular na culinária brasileira, essa dupla também é conhecida como cheiro verde e dá um sabor suave, mas muito diferenciado às receitas.

⇒ Hortelã: Tem ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante, expectorante, previne problemas bucais e ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. Pode ser utilizada em chás, sucos, feijões, batata, berinjela e cordeiro.

⇒ Pimenta: Ajuda na redução do colesterol no sangue, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão, na eliminação de bactérias nocivas ao organismo e na circulação sanguínea. Deve ser utilizada com moderação por pessoas hipertensas, devido ao seu efeito termogênico e de contração dos músculos ao redor dos vasos sanguíneos. Dependendo do tipo da pimenta, pode ser utilizada em aves, frutos do mar, carnes, molhos, pratos baianos, entre outros.

⇒ Louro: Acrescentar duas ou três folhas de louro no arroz, na sopa, na carne ou no feijão deixa a comida com o sabor mais delicioso. Essas folhinhas são ótimas no alívio de gases.

⇒ Orégano: Combina muito bem com a pizza, mas não é a única comida que leva essa erva. Colocar uma pitadinha de orégano na salada, no macarrão ou no sanduíche deixa o sabor mais gratificante, mas não exagere.

especiarias

Quem combina com quem?

Lista de quais alimentos combinam com quais ervas. Confira:

  • Arroz: salsa, açafrão, cúrcuma.
  • Aves: sálvia, alecrim.
  • Carnes vermelhas: sálvia, louro, alecrim, tomilho, salsa.
  • Feijão ou lentilha: louro, manjericão, salsa, zimbro.
  • Massas: manjericão, manjerona, alecrim.
  • Ovos: salsinha, manjericão.
  • Peixes: coentro, sálvia, alecrim, tomilho, açafrão.
  • Saladas: hortelã, salas, erva-doce.
  • Sopas: louro, erva-doce, manjerona, pimenta, salsa, alecrim

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que a quantidade diária ingerida não ultrapasse 5 gramas (o equivalente a 2,4 gramas de sódio). Estudos já constataram que o brasileiro consome o dobro disso. Neste montante está incluso não apenas o sal de cozinha, mas também todo e qualquer alimento que contenha sódio, principalmente os industrializados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.