Sem Tonturas! Como A Alimentação Saudável Pode Amenizar Vertigens

O mundo gira sem sair do lugar! Você, provavelmente, alguma vez já se levantou de maneira brusca depois de um tempo deitado e teve a sensação de estar tudo rodando à sua volta, não é? A vertigem, perda de equilíbrio [...]

O mundo gira sem sair do lugar! Você, provavelmente, alguma vez já se levantou de maneira brusca depois de um tempo deitado e teve a sensação de estar tudo rodando à sua volta, não é? A vertigem, perda de equilíbrio e a sensação de desmaio são algumas das características da tontura que podem ser amenizadas seguindo os mandamentos de uma alimentação saudável e regulada.

Veja alguns ingredientes indicados que podem ajudar a prevenir esses sintomas:

Geralmente, a tontura esporádica não é associada a nenhuma doença específica, mas sim a pressão arterial, esteja ela alta ou baixa, podendo ainda se estender a um efeito colateral de algum remédio. Dentre as maiores causas da tontura podemos identificar uma mudança rápida de posição (levantar da cama, por exemplo), o estresse e o nervosismo do dia dia.

Alguns nutrientes encontrados nos alimentos podem ajudar a amenizar essas sensações:

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental, além disso, o ideal para evitar a tontura é se alimentar a cada 3 horas e de maneira correta.

vertigens

5 alimentos que podem amenizar as tonturas:

➥ Sal: O sódio faz com que a pressão arterial aumente. Qualquer alimento salgado, como azeitona ou uma fatia de queijo, proporcionará a estabilização da pressão no caso de quedas bruscas. Mas tenha cuidado ao ingerir, principalmente para as pessoas que sofrem com a pressão alta.

➥ Glicose ou açúcar: Os níveis de açúcar no cérebro caem na hipoglicemia e ficamos com tontura e vertigem. Em caso de jejum, podemos ter essas sensações de desequilíbrio, sendo assim, comer um pedaço de doce ou fruta. A falta de glicose no sangue, afeta as informações transmitidas ao cérebro, impedindo que ele exerça sua função de maneira correta. “O chocolate eleva imediatamente a pressão sanguínea quando estamos entrando em hipoglicemia, pois o açúcar é imediatamente absorvido”, explica a profissional.

➥ Água: Ajuda a elevar a pressão sanguínea e aumenta o os níveis de líquido, por isso, é recomendado a ingestão de 2 litros por dia, para que o nosso organismo possa funcionar perfeitamente, prevenindo as tonturas e outras ocorrências.

➥ Bebidas isotônicas: A desidratação na prática esportiva, pode ser uma das causas das tonturas, por isso, quando praticamos alguma atividade física, os isotônicos são muito recomendados pois aumentam a pressão arterial por conta do sódio e potássio presentes e por repor carboidratos perdidos nas atividades.

➥ Chá de gengibre: Ajuda a prevenir a queda de pressão, é rico em antioxidantes e melhora as funções neurológicas. O gengibre é fundamental para uma melhor absorção de nutrientes, além de melhorar o nosso sistema imunológico.

vertigens

Cuidado: Atenção às tonturas constantes

Caso as sensações de desequilíbrio e vertigem se tornem constante, é de suma importância uma consulta a um médico especializado, já que só um especialista poderá lhe fornecer um diagnóstico preciso. Além disso, proponha-se a fazer um check-up de 6 em 6 meses ou pelo menos uma vez no ano para garantir que o seu organismo esteja funcionando adequadamente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.