Saiba Quais São Os Problemas Cardíacos Mais Comuns Em Mulheres

Você sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte de mulheres no mundo? E apesar de atingir mais de 8 milhões de pessoas no mundo, as complicações no coração – algumas vezes silenciosas - ainda não despertam [...]

Você sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte de mulheres no mundo? E apesar de atingir mais de 8 milhões de pessoas no mundo, as complicações no coração – algumas vezes silenciosas – ainda não despertam tanta atenção quando deveria e o índice de acompanhamento médio especializado na saúde cardiovascular é baixo.

As mulheres costumam ir ao ginecologista regularmente, mas não têm o costume de fazer uma avaliação cardíaca regular. Diante dessas estatísticas, é fundamental o acompanhamento periódico para prevenir problemas

Saiba quais são para ficar atenta aos sintomas e principais fatores de risco:

Problemas Cardíacos Mais Comuns Em Mulheres

Problemas no coração mais comuns em mulheres 

  • Infarto do miocárdio

Principal causa de morte entre mulheres, o infarto do miocárdio (músculo do coração) afeta 3,4 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Federação Mundial do Coração. O problema ocorre quando uma artéria que irriga o coração fica bloqueada, o que impede a circulação e mata as células da região. Nas mulheres, existe um risco maior de complicações em caso de infarto agudo em função de fatores anatômicos e epidemiológicos o diagnóstico é difícil porque os sintomas são atípicos, o que atrasa o tratamento adequado.

  • Angina

A doença é causada pelo estreitamento das artérias que levam sangue para o coração, o que provoca um deficit de oxigênio e de nutrientes no órgão. O principal sintoma é a dor no peito. Dores no tórax podem ter diversas causas, por isso, quando sentir qualquer dor mais forte no local, deve-se procurar atendimento médico. Mulheres acima do cinquenta anos, fumantes, diabéticas, obesas, sedentárias ou hipertensas são as mais propensas a desenvolver o problema.

  • Doenças valvares

O coração tem quatro válvulas, responsáveis pela circulação de sangue no órgão, se apenas uma delas não funciona direito, todo o fluxo fica comprometido, o que pode causar problemas como falta de ar, dor no peito, sopro cardíaco, entre outros.

  • Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o órgão tem suas funções comprometidas em função do agravamento de outros problemas, quando não são diagnosticados corretamente. O melhor é não deixar chegar à insuficiência, já que o tratamento é muito mais complexo e pode envolver, inclusive, transplante cardíaco.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.