Saiba Quais São Os Alimentos Ricos Em Ácido Fólico

O ácido fólico ou vitamina B9 é um nutriente essencial para a regeneração celular. Embora todos nós deveríamos incluí-lo em nossa dieta, é especialmente importante para as mulheres que planejam uma gravidez ou estejam grávidas...

O ácido fólico ou vitamina B9 é um nutriente essencial para a regeneração celular. Embora todos nós deveríamos incluí-lo em nossa dieta, é especialmente importante para as mulheres que planejam uma gravidez ou estejam grávidas, ajudando a prevenir o aparecimento de certos defeitos congênitos. Muitas pessoas optam por ingeri-lo como suplemento, no entanto este nutriente pode ser encontrado em vários ingredientes.

Alguns alimentos ricos em ácido fólico, para que os incorpore à sua dieta e aproveite ao máximo seus benefícios.

Alimentos Ricos Em Ácido Fólico

➦ São vários os alimentos ricos em ácido fólico, no entanto, se você quer aproveitar ao máximo a ingestão de vitamina B9, convém escolher aqueles que oferecem maior contribuição. Os vegetais de folhas verdes e alguns legumes, frutas e frutos secos são os que lhe darão maiores benefícios.

➦ Um copo de espinafres proporciona cerca de 65% da quantidade de ácido fólico que nosso corpo precisa por dia, sendo um dos vegetais de folha verde mais ricos neste nutriente. Também se trata de uma alternativa rica em fibra, que nos ajuda a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, melhorando também o trânsito intestinal.

➦ Os legumes também oferecem uma boa contribuição de ácido fólico, especialmente as lentilhas que contribuem com 50% do consumo diário de vitamina B9 em um só copo. Ervilha, grão-de-bico e feijão-preto e vermelho são também uma excelente alternativa. Como o espinafre, todos estes alimentos são ricos em fibra, convertendo-se em opções essenciais, especialmente para mulheres grávidas.

Alimentos Ricos Em Ácido Fólico

Continuando com os vegetais, a couve e o brócolis, ricos em fibra e os aspargos, um dos melhores diuréticos naturais que podemos encontrar, são outras excelentes alternativas para receber uma boa contribuição de ácido fólico em nossa dieta.

➦ E se prefere as frutas, a laranja, uma excelente fonte de vitamina C e antioxidantes, é uma grande alternativa, oferecendo uma boa quantidade deste nutriente por unidade. Outras frutas como o morango, a banana ou a papaia são também ideais para obter esta vitamina.

 Quanto aos alimentos ricos em ácidos fólicos provenientes da proteína animal, algumas boas e nutritivas alternativas são:

  • Fígado de vaca, com uma importante quantidade de vitamina B9 e ferro.
  • Fígado de frango.
  • Ovos.

➦ Alguns cereais à base de trigo, milho ou arroz contêm também ácido fólico. Também os pães e massas podem vir enriquecidos com esta vitamina, convertendo-se em uma alternativa para obter facilmente uma quantidade deste nutriente.

Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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