Saiba Quais São As Principais Doenças Ocupacionais No Brasil

As doenças ocupacionais são doenças desencadeadas no ambiente do trabalho, caracterizadas por causar algum tipo de alteração na saúde do trabalhador devido à atividade de seu ofício. Esse tipo de doença pode ser originada ...

As doenças ocupacionais são doenças desencadeadas no ambiente do trabalho, caracterizadas por causar algum tipo de alteração na saúde do trabalhador devido à atividade de seu ofício. Esse tipo de doença pode ser originada pela exposição de diversos tipos de agentes nocivos como radioativos, físicos, biológicos e químicos.

Muitas das doenças ocupacionais são irreparáveis, podendo até causar o afastamento do trabalhador. Talvez sua profissão possa provocar uma doença ocupacional e você nem saiba, pois, muitos dos sintomas aparecem apenas com o tempo.

Veja principais doenças ocupacionais que afligem a vida da maioria dos trabalhadores:

  • Bursite

A bursite ou celulite subcutânea, é a inflamação da Bursa (bolsa de líquido localizada em um ponto específico em que um muculos ou tendão encosta no osso). Esse incomodo pode ocorrer em diferentes partes do corpo, mas geralmente está associada ao ombro, cotovelo ou joelho.

Em alguns trabalhos é fácil de se contrair a bursite, principalmente os que necessitam passar muito tempo sentado, ou os que levam a executar movimentos repetitivos com o braço.

Saiba Quais São As Principais Doenças Ocupacionais No Brasil

  • Câimbra na mão ou antebraço

Também causada por movimentos repetitivos, a cãibra é uma das doenças mais graves, pois pode deixar o trabalhador debilitado e impedir que volte a realizar seu oficio novamente. Geralmente trabalhos que envolvem longos períodos de escrita, digitação ou outros movimentos repetitivos envolvendo os dedos, mão ou braço é que podem desencadeá-la.

  • Síndrome da vibração do segmento mão-braço

Essa síndrome surge quando as mãos são frequentemente expostas a algum tipo de vibração intensa. Essa vibração pode prejudicar a circulação sanguínea, além de proporcionar graves danos aos nervos tanto das mãos quanto dos braços.

  • Síndrome do carpo

Muito semelhante a síndrome citada anteriormente, a síndrome do túnel do carpo também está relacionada a trabalhos que envolvem o uso constante de ferramentas de percussão. Ela ocorre quando o nervo mediano responsável pelo controle da sensação e do movimento da mão se comprime, o que causa dormência e formigamento.

Saiba Quais São As Principais Doenças Ocupacionais No Brasil

  • Tendinite

A tendinite é uma lesão que ocorre no tendão, ela geralmente está associada a trabalhos em que exigem esforço físico, como movimentos de objetos pesados, ou simplesmente aqueles em que se é necessário realizar movimentos repetitivos com a mão ou com o pulso, como digitação e massagens.

  • Dores nas costas

Dores nas costas figuram entre as doenças ocupacionais mais comuns atualmente, estudos indicam que 85% da população brasileira sofre desse mal. A maior causa desse tipo de dor está ligada a postura irregular.

Por isso é tão popular, grande parte das pessoas, principalmente as que trabalham a maior parte do tempo sentado, não apresentam uma postura correta, acarretando em possíveis dores futuras.

  • Perda Auditiva

A perda auditiva ocupacional é relacionada a algum tipo de dano interno no ouvido, é causada devido a trabalhos em que se é necessário ficar exposto a altos tipos de ruídos ou músicas de forma constante. Em alguns casos a perda é permanente.

  • Silicose

A silicose ocupacional está entre as mais comuns doenças pulmonares que afetam os trabalhadores, também é a mais antiga. Ela é contraída por meio de inalação indevida de pó de sílica. A silicose afeta principalmente mineradores, construtores de túnel, trabalhadores em pedreiras e em fundição, até mesmo aqueles que trabalham constantemente com cerâmica ou vidro, pois o pó de sílica é o elemento principal que compõe a areia.  Para evitar a doença, trabalhadores expostos a esse pó devem procurar proteção utilizando máscaras que filtram o ar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.